Japão prorroga estado de 'quase emergência' para conter surto causado pela variante ômicron

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou nessa quarta-feira (9) que planeja prorrogar o estado de “quase emergência” contra a covid-19 em Tóquio e outras 12 províncias por mais três semanas. A medida estava prevista para terminar no domingo, mas agora ficará em vigor até 6 de março, como parte de esforço do país para conter um surto causado pela variante ômicron do coronavírus.

“Estamos no momento crítico de nossa luta [contra a ômicron]”, disse Kishida. “Para equilibrar as medidas antivírus e a atividade socioeconômica, estou determinado a enfrentar a situação prontamente.”

Nas últimas 24 horas, o Japão registrou mais de 92 mil casos de covid-19, após cinco dias consecutivos acima dos 100 mil. Kishida disse que os contágios ainda estão aumentando, embora em um ritmo menos acentuado do que nas últimas semanas.

A decisão atende aos pedidos de governadores das áreas afetadas, onde o número crescente de pacientes já começa a sobrecarregar os hospitais. Há também escassez de profissionais de saúde , já que muitos foram infectados ou estão isolados...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT