Indústria é ‘predominantemente positiva’ em maio, avalia IBGE

A indústria brasileira teve resultado “predominantemente positivo” em maio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta terça-feira a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) referente àquele mês. No entanto, o gerente da pesquisa, André Macedo, avalia que fatores de macroeconomia, como juros e inflação ainda a operar em patamares elevados, afetaram a condução da atividade industrial brasileira em maio.

Em comunicado, o IBGE detalhou que, em maio ante abril, 19 das 26 categorias industriais apontaram avanço na produção industrial. “De uma maneira geral, há uma melhora no desempenho da indústria nos últimos quatro meses que pode estar relacionada às medidas de incremento da renda implementada pelo governo, liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º para aposentados e pensionistas”, afirmou Macedo.

“Isso pode estar trazendo algum impacto positivo para o setor industrial, além da evolução no mercado de trabalho com a redução da taxa de desocupação. São fatores que devem ser considerados para entender o comportamento positivo da indústria nesse momento”, completou o gerente da pesquisa, no informe do IBGE sobre o levantamento.

No entanto, o técnico fez uma ressalva. De maneira geral, é possível perceber que a indústria brasileira, em maio...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT