Secretário defende ‘eficiência’ da Saúde após pesquisa do IBGE apontar necessidade de melhoras no SUS

Ao participar do lançamento de um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, afirmou que os dados "comprovam a eficiência de gestão do Ministério da Saúde".Ele disse que muitas das críticas ao ministério são "infundadas" e que a pesquisa mostra os resultados de satisfação da população que usa o Sistema Único de Saúde (SUS), que segundo ele "tem uma ideia muito melhor do SUS do que quem fica só falando de fora, sem conhecer ou muitas vezes mentindo pela imprensa".Leia também:Brasil não atinge qualidade mínima em atenção primária à saúde de menores de 13 anos, diz IBGEAtenção primária à saúde de menores de 13 anos está em zona de aperfeiçoamento, diz IBGE"É uma honra termos participado dessa pesquisa, com resultados bastante importantes para a atenção primária do Brasil, que vem a mostrar e comprovar a eficiência da nossa gestão no Ministério da Saúde, tanto da gestão do ministro [Eduardo] Pazuello quanto do ministro [Marcelo] Queiroga, que tiveram foco total na atenção primária, inclusive criando a secretaria de Atenção Primária. E com pouquíssimo tempo nós já estamos mostrando esses resultados", disse ele, em evento on-line que marcou o lançamento do estudo "Atenção primária à saúde 2022", divulgado hoje.Os dados vieram de um módulo especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada no segundo trimestre de 2022, a partir de uma parceria com o ministério da Saúde para avaliar o acesso a cuidados primários à saúde de crianças.Um indicador inédito aponta que a satisfação de brasileiros com a atenção primária à saúde para crianças abaixo de 13 anos nas unidades básicas do SUS está numa zona classificada como de "aperfeiçoamento", abaixo da classificação de qualidade ou excelência. O indicador considera apenas os atendimentos realizados em unidades básicas de saúde ou nas unidades de saúde da família, como consultas, exames, vacinação ou nebulização, entre outros serviços. Não estão incluídos, portanto, atendimentos em hospitais de grande porte da rede pública.O indicador é conhecido como Net Promoter Score (NPS) e varia entre -100 e +100. Quanto maior o resultado, mais positiva...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT