Abiquim: Demanda de químicos de uso industrial recua 6,4% no 1º bimestre

Embora o real valorizado tenha contribuído para uma maior taxa de utilização na indústria química brasileira, os principais índices de volume dos produtos químicos de uso industrial tiveram resultados negativos no primeiro bimestre, na comparação anual.

LEIA MAIS: Orizon Valorização de Resíduos registra lucro ajustado de R$ 11,1 milhões no 4º tri, alta de 72,6%

Segundo relatório da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o consumo aparente nacional, medido pela soma da produção e das importações menos as exportações, recuou 6,4% e as vendas internas encolheram 10,06% nos dois primeiros meses do ano.

No período, as importações caíram 23,4%, enquanto as exportações avançaram 78%, contribuindo para que o índice de utilização da capacidade instalada chegasse a 78%.

A produção local de químicos de uso industrial, por sua vez, teve alta de 1,51% na comparação anual, impulsionada pelos segmentos de cloro e álcalis (+29,58%), intermediários para fertilizantes (+19,20%) e intermediários para plásticos (+19,82%).

Segundo o IGP Abiquim-FIPE, os preços dos químicos de uso industrial acumularam queda nominal de 3,16% no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT