Acórdão Nº 0001080-11.1997.8.24.0050 do Primeira Câmara de Direito Comercial, 09-06-2022

Número do processo0001080-11.1997.8.24.0050
Data09 Junho 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoPrimeira Câmara de Direito Comercial
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0001080-11.1997.8.24.0050/SC

RELATOR: Desembargador MARIANO DO NASCIMENTO

APELANTE: VALERIO ROMIG (EXECUTADO) APELADO: BANCO DO BRASIL S.A. (EXEQUENTE)

RELATÓRIO

Por brevidade, adoto o relatório da sentença (evento 141), verbis:

Trata-se de exceção de pré-executividade onde a parte excipiente argui a prescrição intercorrente da execução, afirmando ter transcorrido o prazo prescricional entre a decisão que determinou a suspensão do feito (evento 85, DEC650), em 28/09/2006, e a promoção para prosseguimento do feito (evento 85, PET71), em 09/05/2013.

Intimada, a parte excepta manifestou-se pela rejeição da exceção de pré-executividade, afirmando não ter havido "desídia" de sua parte em virtude da inexistência de bens passíveis de penhora de propriedade da parte executada. Argumentou ainda não ser aplicável aos presentes autos a regra da prescrição intercorrente, porquanto estes sejam anteriores ao Código de Processo Civil de 2015 e por não haver previsão a esse respeito no Código de Processo Civil de 1973 (evento 137).

Após o regular trâmite, vieram os autos conclusos.

Entregando a prestação jurisdicional, o magistrado de origem extinguiu o feito nos seguintes termos (evento 141):

Pelo exposto, extingo o processo com resolução do mérito, em face da consumação da prescrição quinquenal, com base nos arts. 487, II, e 924, V, do CPC.

Desconstituo eventual penhora efetuada neste processo.

Em atenção ao princípio da causalidade, condeno a parte executada ao pagamento das despesas processuais pendentes, conforme arts. 86 e 87 do CPC.

Está igualmente obrigada a indenizar as despesas adiantadas no curso do processo pela(s) parte(s) adversa(s), conforme art. 82, § 2º, do CPC.

Fixo os honorários sucumbenciais devidos pela parte antes referida ao(s) advogado(s) da(s) parte(s) adversa(s) no percentual de 10% sobre o valor da causa (devidamente corrigido pelo INPC/IBGE desde a data da propositura da demanda), conforme art. 85 do CPC.

Fica autorizado o desentranhamento/devolução de documentos, mediante retirada de cópias e lavratura de certidão, facultando que a parte requerente retire-o(s) mediante recibo.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Irresignado, o excipiente/executado interpôs recurso de apelação, pugnando, inicialmente, pelo deferimento da justiça gratuita. No mérito, alega, em síntese, que embora a sentença objurgada tenha reconhecido a ocorrência da prescrição intercorrente, deixou de analisar o pedido de extinção da demanda pela ausência de título executivo, vez que amparada em contrato de abertura de crédito, o qual, mesmo que acompanhado de extratos de conta corrente do mutuário, não se mostra hábil a propositura da ação da executiva. Requer o conhecimento e provimento do recurso, para extinguir o feito sem resolução de mérito, respondendo a casa bancária pelos ônus da sucumbência ou, pela sua inversão, caso mantida a sentença objurgada (evento 147).

Com contrarrazões pelo desprovimento do reclamo (evento 154), vieram-me os autos conclusos.

É o relatório.

VOTO

1.Admissibilidade - pedido de justiça gratuita

Ab initio, verifica-se que o apelante postula a concessão do benefício da justiça gratuita, estando a dispensada do recolhimento do preparo recursal, nos termos do art. 99, § 7º, do CPC/15.

Defere-se a justiça gratuita, em sede recursal, quando o interessado afirmar não ter condições de pagar custas processuais e honorários advocatícios, mormente inocorrendo indícios e presunções de que haja possibilidade para esse pagamento.

Sabe-se que para o deferimento da benesse é necessário que a parte interessada apresente "insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios" (art. 98, caput, NCPC).

In casu, o pleito está acompanhado de declaração de hipossuficiência financeira (evento 147, doc. 2) e comprovante de rendimentos (evento 147, doc. 3), dando conta que exerce a função de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT