Acórdão Nº 0009485-28.2013.8.24.0033 do Quarta Câmara de Direito Comercial, 18-10-2022

Número do processo0009485-28.2013.8.24.0033
Data18 Outubro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Comercial
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0009485-28.2013.8.24.0033/SC

RELATOR: Desembargador TULIO PINHEIRO

APELANTE: EARO SERVICOS DE COBRANCA LTDA APELADO: ADAMI PRODUTOS TEXTEIS LTDA APELADO: LETICIA ADAMI APELADO: ANDRE ADAMI APELADO: VALMIR ADAMI

RELATÓRIO

Trata-se de recurso de apelação interposto por EARO SERVICOS DE COBRANCA LTDA contra sentença prolatada nos autos n. 00094852820138240033, que julgou improcedente os Embargos à Execução interpostos por ADAMI PRODUTOS TEXTEIS LTDA, VALMIR ADAMI, ANDRE ADAMI e LETICIA ADAMI, bem como reconheceu a ilegitimidade passiva da Embargante LETICIA ADAMI, que contou com a seguinte parte dispositiva:

3.1. Ante o exposto, JULGO IMPROCEDENTES os pedidos formulados nos presentes embargos à execução opostos por Adami Produtos Têxteis Ltda ME, Valmir Adami, Letícia Adami e André Adami contra Earo Serviços de Cobrança Ltda. e, por conseguinte, DECLARO EXTINTO o feito com fulcro no art. 487, I, do CPC.

Condeno a parte embargante, em razão ao reconhecimento da litigância de má-fé, ao pagamento de multa de 1% e indenização de 1%, ambas incidindo sobre o valor atualizado da causa.

Condeno, ainda, a parte embargante ao pagamento das custas e honorários advocatícios, em favor do patrono da parte embargada, os quais fixo em20% (vinte por cento) do valor da causa atualizado.

3.2. Reconheço a ilegitimidade passiva da embargante Letícia Adami, DECLARANDO EXTINTO O FEITO em relação a esta, com fulcro no art. 485, VI, do CPC.

Condeno a parte embargada ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, os quais fixo em 10% (dez por cento) sobre o valor atualizado da causa, nos termos do art. 85, § 2º, do CPC.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Eventualmente interposto recurso de apelação, certifique-se a tempestividade, intime-se a parte recorrida para contrarrazoar e encaminhem-se os autos ao Tribunal de Justiça.

Oportunamente, arquivem-se, com as anotações e baixas previstas em lei

Irresignado, o apelante sustenta, em síntese, que discorda da exclusão da Apelada LETICIA ADAMI do pólo passivo da demanda. Requer a reforma parcial da sentença para o fim de confirmar a Apelada no pólo passivo da demanda.

Houve contrarrazões.

Vieram os autos conclusos.

VOTO

O recurso merece ser conhecido, porque presentes os pressupostos intrínsecos e extrínsecos de sua admissibilidade.

Passa-se, então, ao exame das razões recursais.

O apelante alega que deve a apelada Letícia Adami, sócia da Empresa Adami Produtos Têxteis Ltda e esposa do apelado Valmir Adami, ser mantida no polo passivo da demanda executória. Uma vez que foi sempre presença ativa em todas as tratativas relacionadas à operação da nota promissória que resultou na presente demanda, bem como se beneficiou...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT