Acórdão Nº 0027543-41.2015.8.24.0023 do Quarta Câmara de Direito Comercial, 24-08-2021

Número do processo0027543-41.2015.8.24.0023
Data24 Agosto 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Comercial
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM Apelação Nº 0027543-41.2015.8.24.0023/SC

RELATOR: Desembargador TORRES MARQUES

EMBARGANTE: OI S.A. - EM RECUPERACAO JUDICIAL (IMPUGNANTE)

RELATÓRIO

Oi S/A (em recuperação judicial) opôs embargos de declaração em face do acórdão exarado por esta Quarta Câmara de Direito Comercial, assim ementado:

APELAÇÃO CÍVEL. ADIMPLEMENTO CONTRATUAL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. DECISÃO QUE REJEITOU A IMPUGNAÇÃO E JULGOU EXTINTO O PROCEDIMENTO EXECUTIVO. RECURSO DA EMPRESA DE TELEFONIA.

PRETENDIDA A EXCLUSÃO DOS PROVENTOS DA TELEPAR S/A. CAPITAL SOCIAL DA TELESC S/A QUE JÁ FAZIA PARTE DA TELEPAR NA DATA DA LIBERAÇÃO. TESE REJEITADA.

APONTADO ERRO NO CÁLCULO DOS JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO DA TELEFONIA MÓVEL. ARGUMENTAÇÃO GENÉRICA. AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO VALOR APLICÁVEL NO EXERCÍCIO FINANCEIRO CONSIDERADO NA APURAÇÃO. TESE REJEITADA.

ALEGADA A ADOÇÃO DE FATOR DE CONVERSÃO INCORRETO NA EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DA TELEPAR CELULAR S/A. CÁLCULO REALIZADO DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DESTA CORTE (COMUNICADO 67). ENTENDIMENTO DESTE COLEGIADO. TESE REJEITADA.

SUSTENTADA A AUSÊNCIA DE AMORTIZAÇÃO DAS AÇÕES CAPITALIZADAS NO DIFERENCIAL DA TELEFONIA MÓVEL. EXISTÊNCIA DE DIVERSOS CONTRATOS. EVOLUÇÃO ACIONÁRIA DEVIDAMENTE OBSERVADA. REJEIÇÃO.

ALMEJADO O ABATIMENTO DAS AÇÕES EMITIDAS À ÉPOCA NO TOCANTE AOS DIVIDENDOS. MEMÓRIA DE CÁLCULO ESCORREITA. TESE AFASTADA.

AFIRMADA A APLICAÇÃO DA COTAÇÃO DO TRÂNSITO EM JULGADO PARA A CONVERSÃO DA OBRIGAÇÃO. CRITÉRIO ESTABELECIDO NO TÍTULO EXECUTIVO. CÁLCULO JUDICIAL QUE APLICOU PARÂMETRO DIVERSO. RESPEITO À COISA JULGADA. TESE ACOLHIDA.

DEFENDIDA A LIMITAÇÃO DO VALOR INDENITÁRIO AO INDICADO INICIALMENTE PELOS CREDORES. CÁLCULO QUE BUSCA LIQUIDAR ADEQUADAMENTE O SALDO DEVIDO. TESE AFASTADA.

RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

Sustenta a existência de erro material relacionado com a apuração das ações da telefonia móvel, pois não foram amortizados os títulos acionários capitalizados pela concessionária, o que viola a coisa julgada.

Ao final, requer o acolhimento dos aclaratórios.

Os embargados apresentaram contrarrazões (evento 77).

VOTO

Trata-se de embargos de declaração opostos contra acórdão desta Quarta Câmara de Direito Comercial, que decidiu, por unanimidade, dar parcial provimento ao recurso de apelação cível interposto por Oi S/A (em recuperação judicial).

No presente caso, a embargante defende que o julgado padece de erro material relacionado com o cálculo das...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT