Acórdão Nº 0300745-69.2018.8.24.0053 do Primeira Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 09-09-2021

Número do processo0300745-69.2018.8.24.0053
Data09 Setembro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualPROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0300745-69.2018.8.24.0053/SC

RELATOR: Juiz de Direito LUIS FRANCISCO DELPIZZO MIRANDA

RECORRENTE: COMERCIO DE AUTOMOVEIS E MOTOS PINHALZINHO LTDA (RÉU) RECORRENTE: LUCAS TONATTO (RÉU) RECORRIDO: EVANDRO TAMANHO (AUTOR)

RELATÓRIO

Relatório dispensado, nos termos do art. 46 da Lei 9.099/95.

VOTO

Cuida-se de recurso inominado aviado pela ré "Comércio de Automóveis e Motos Pinhalzinho" contra sentença que julgou parcialmente procedentes os pedidos iniciais e condenou-a solidariamente ao pagamento de danos materiais ao autor.

Inconformada, postula a improcedência dos pedidos iniciais.

De plano, defiro a gratuidade da justiça à recorrente diante dos documentos apresentados.

No mais, tenho que o recurso é de ser julgado procedente.

Ora, nada obstante tenha o anúncio de venda e compra informado que o veículo estaria revisado, e teria garantia - a qual não é irrestrita -, é fato incontroverso que o automotor em questão possuía cerca de 20 (vinte) anos de uso ao tempo da compra, e que as partes consignaram em contrato que "A caminhonete objeto deste contrato é usada, apresentando um desgaste natural decorrente do tempo, já vistos e inspecionados pelo comprador" (informação 5, evento 1).

Daí se infere que o autor/recorrido sabia ou deveria saber que o veículo demandaria inúmeros reparos, seja em razão do tempo de uso do bem, ou mesmo por se tratar de veículo a diesel, notadamente mais propício a consertos ao longo do tempo.

Não se descuida, ademais, que no depoimento prestado pelo mecânico do veículo, este consignou que: "o reparo no veículo de Evandro no fim do ano de 2018, por ter ficado sem embreagem; que foram trocados dois cilindros de embreagem, platô de disco pois estava bem ruim, líquido de freio, barra de direção, quatro pivôs, um amortecedor e quatro buchas, ponta de eixo, rolamento e retentor; que foi visto que o diferencial estava bem ruim mas o autor deixou para ver com o vendedor o que fazer; que também foi trocado óleo da caixa; que as peças referidas estavam bem danificadas, o pivô era perigoso de andar, pois se cria muita folga pode deslocar a roda; que o autor esteve mais de uma vez na mecânica, por exemplo para trocar ponta de eixo num dia e embreagem em outro, com poucos dias de diferença; que depois disso retornou apenas para reparos pequenos; que essas peças não tendem a ser trocadas com frequência; que a quebra dessas peças impede o veículo de circular; que sobre a troca do diferencial foi feito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT