Acórdão Nº 0300945-18.2019.8.24.0061 do Quarta Câmara de Direito Comercial, 28-09-2021

Número do processo0300945-18.2019.8.24.0061
Data28 Setembro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Comercial
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM Apelação Nº 0300945-18.2019.8.24.0061/SC

RELATOR: Desembargador TORRES MARQUES

EMBARGANTE: OI S.A. - EM RECUPERACAO JUDICIAL (EXECUTADO)

RELATÓRIO

Oi S/A (em recuperação judicial) opôs embargos de declaração em face de acórdão exarado por esta Quarta Câmara de Direito Comercial, assim ementado:

APELAÇÃO CÍVEL. ADIMPLEMENTO CONTRATUAL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. DECISÃO QUE REJEITOU A IMPUGNAÇÃO E JULGOU EXTINTO O PROCEDIMENTO EXECUTIVO. RECURSO DA EMPRESA DE TELEFONIA.

ARGUIDA A FALTA DE FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA. NÃO OCORRÊNCIA. TESES DEFENSIVAS DEVIDAMENTE APRECIADAS. PRESUNÇÃO RELATIVA DO CÁLCULO DA CONTADORIA OBSERVADA. PRELIMINAR REJEITADA.

SUSTENTADA A ILIQUIDEZ DO TÍTULO E A IMPOSSIBILIDADE DE HABILITAÇÃO NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. CRÉDITO DEVIDAMENTE LIQUIDADO NA ORIGEM. MAGISTRADO QUE CONDICIONOU A EXPEDIÇÃO DA CERTIDÃO DE CRÉDITO AO TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO QUE JULGOU O INCIDENTE DEFENSIVO. INTERESSE RECURSAL INEXISTENTE.

DEFENDIDA A NECESSIDADE DE AMORTIZAÇÃO DAS AÇÕES CAPITALIZADAS NO DIFERENCIAL DA TELEFONIA MÓVEL. AÇÕES EMITIDAS EM MOMENTO POSTERIOR À DOBRA ACIONÁRIA. CÁLCULO QUE DEVE INCIDIR SOBRE O TOTAL DE AÇÕES DA TELEFONIA FIXA. TESE AFASTADA.

ALEGADA A ADOÇÃO DE FATOR DE CONVERSÃO INCORRETO NA EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DA TELEPAR CELULAR S/A. CÁLCULO REALIZADO DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA DESTA CORTE (COMUNICADO 67). ENTENDIMENTO DESTE COLEGIADO. TESE REJEITADA.

ALMEJADO O ABATIMENTO DAS AÇÕES EMITIDAS NO TOCANTE AOS DIVIDENDOS. MEMÓRIA DE CÁLCULO DEVIDAMENTE APURADA. TESE AFASTADA.

APONTADO ERRO NO CÁLCULO DOS JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO DA TELEFONIA MÓVEL. ARGUMENTAÇÃO GENÉRICA. AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO VALOR APLICÁVEL NO EXERCÍCIO FINANCEIRO CONSIDERADO NA APURAÇÃO. TESE REJEITADA.

PREQUESTIONAMENTO. DESNECESSIDADE.

RECURSO CONHECIDO EM PARTE E DESPROVIDO.

Sustenta a existência de contradição no julgado embargado devido ao excesso de execução ser matéria de ordem pública, e também pelo fato de as ações capitalizadas não terem sido amortizadas no cálculo da telefonia móvel.

Alega o mesmo vício em função de equívocos quanto ao fator de conversão da Telepar Celular, ao cálculo dos dividendos e dos juros sobre o capital próprio.

Ao final, requer o prequestionamento dos arts. 141, 492 e 503 do Código de Processo Civil e o acolhimento dos aclaratórios.

Com contrarrazões (evento 44), os autos vieram conclusos.

VOTO

Trata-se de embargos de declaração opostos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT