Acórdão Nº 0300973-97.2017.8.24.0079 do Primeira Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 08-07-2021

Número do processo0300973-97.2017.8.24.0079
Data08 Julho 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualPROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0300973-97.2017.8.24.0079/SC

RELATOR: Juiz de Direito Paulo Marcos de Farias

RECORRENTE: JULIANO BATISTA DE LIMA (AUTOR) RECORRENTE: VALE DO SOL EVENTOS LTDA (RÉU) RECORRIDO: OS MESMOS

RELATÓRIO

O relatório é dispensado a teor do art. 38 da Lei 9.099/1995.

VOTO

Trata-se de recursos inominados interpostos por ambas as partes contra sentença que julgou improcedentes os pedidos do autor, bem como julgou procedente o pedido contraposto do réu e condenou o autor ao pagamento de R$ 2.562,00 (dois mil quinhentos e sessenta e dois reais).

Alega o réu que o autor deve mais do que o informado em sentença, pugnando pela reforma e retificação do valor como sendo o descrito em contestação.

O autor, por sua vez, sustenta a ilegalidade do protesto, uma vez que a nota fiscal emitida pelo réu foi forjada, não havendo que se falar em valores em aberto. Pugna pela improcedência do pedido contraposto e consequente procedência dos pedidos descritos na exordial.

Há, nos autos, um termo de confissão de dívida cujo objeto é, justamente, a compra de equipamentos eletrônicos para viabilização da prestação de serviços do autor. O termo acompanha assinatura do autor e não há impugnação quanto ao respectivo documento.

Cabia, pois, ao autor derruir tal prova, ou, senão, demonstrar sua quitação integral, o que não ocorreu, tornando tanto o protesto devido, como os valores cobrados no pedido contraposto verdadeiros.

A sentença julgou procedente o pedido contraposto, mas condenou em valor inferior ao requerido, sem justificação. Possível, então, a sua reforma quanto ao ponto, já que há demonstração da dívida e de sua manifesta inadimplência.

À vista do exposto, voto por conhecer e negar provimento ao recurso inominado do autor, bem como em conhecer e dar provimento ao do réu, a fim de condenar o autor ao pagamento do montante informado em contestação, mantendo incólumes os demais termos da sentença objurgada. Condeno o autor ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, estes arbitrados em 10% (dez por cento) sobre o valor total da condenação.

Documento eletrônico assinado por PAULO MARCOS DE FARIAS, Juiz Relator, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc1g.tjsc.jus.br/eproc/externo_controlador.php?acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT