Acórdão Nº 0301414-55.2017.8.24.0022 do Segunda Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 17-08-2021

Número do processo0301414-55.2017.8.24.0022
Data17 Agosto 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualOUTROS PROCEDIMENTOS DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0301414-55.2017.8.24.0022/SC

RELATOR: Juiz de Direito Mauricio Cavallazzi Povoas

RECORRENTE: BANCO DO BRASIL S.A. (RÉU) RECORRIDO: FÁBIO PELLIZZARO (AUTOR) RECORRIDO: REINALDO ASSIS PELLIZZARO (AUTOR)

RELATÓRIO

Dispensado o relatório nos termos do art. 46 da Lei n. 9.099/95

VOTO

Inicialmente, verifica-se que embora estejam presentes os pressupostos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade recursal, há questão de ordem pública que impede a sua apreciação.

Explico.

No caso concreto, o autor ingressou com ação de arbitramento de honorários, fundamentando seu direito na Lei n. 8.906/94 (Estatuto da OAB), aduzindo que de forma unilateral e imotivada, o banco réu rescindiu contrato de prestação de serviços advocatícios. Diante de tal situação, busca o arbitramento de valor e o seu pagamento pelos seus serviços profissionais prestados.

Conforme se verifica, na presente ação de arbitramento e reiterado no recurso inominado, o banco réu requer a análise das circunstâncias concretas, a fim de ser definido valor a que o advogado autor faz jus pela prestação de seus serviços.

Entretanto, os critérios a serem observados pelo juiz no desempenho dessa atividade são inúmeros.

Segundo Paulo Luiz Netto Lôbo:

"O arbitramento não se confunde com arbitrariedade do juiz, que deverá observar parâmetros que a própria lei fixou. Há o limite mínimo que é a tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB. Há dois outros parâmetros, que não são os únicos, a serem levados em conta pelo juiz: I - A compatibilidade com o trabalho realizado, dentro ou fora do processo judicial, incluindo: o tempo, a proficiência, a quantidade e qualidade das peças produzidas, a média da remuneração praticada pelos profissionais em casos semelhantes, a participação de mais de um profissional, as despesas e deslocamentos realizados pelo advogado. II - O valor econômico da questão, relativo ao qual se estipule uma percentagem, segundo a média praticada no meio profissional."(Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB, 3ª ed. rev. e atual. - São Paulo: Saraiva, 2002, págs. 135/136)

Assim, a ação de arbitramento é inteiramente diversa de uma mera ação de cobrança. Nesta, o valor do crédito perseguido já se encontra definido, e basta ao juiz verificar a conformidade do pedido ao título que o embasa, mediante análise de provas relativas à constituição do crédito e à ausência de provas de sua quitação ou extinção. Uma ação de arbitramento, por outro lado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT