Acórdão Nº 0301600-36.2017.8.24.0036 do Primeira Turma Recursal, 25-06-2020

Número do processo0301600-36.2017.8.24.0036
Data25 Junho 2020
Tribunal de OrigemJaraguá do Sul
ÓrgãoPrimeira Turma Recursal
Classe processualRecurso Inominado
Tipo de documentoAcórdão


Primeira Turma Recursal

Davidson Jahn Mello


1.ª TURMA DE RECURSOS

Recurso Inominado n. 0301600-36.2017.8.24.0036

Recorrente: Mariluce Petry Reinke

Recorrido: Banco Bradesco S.a.

Relator: Juiz Davidson Jahn Mello

RECURSO INOMINADO. INSCRIÇÃO INDEVIDA. CONTA BANCÁRIA INATIVA. AUSÊNCIA DE ATO FORMAL DE ENCERRAMENTO. COMPROVAÇÃO QUE PARTE DO AUTOR CORRENTISTA. EXIGIBILIDADE DOS ENCARGOS BANCÁRIOS LANÇADOS NOS SEIS MESES APÓS A ÚLTIMA MOVIMENTAÇÃO. CONTA QUE SOMENTE É CONSIDERADA TACITAMENTE ENCERRADA PÓS O SEXTO MÊS DE INATIVIDADE. INEXIGIBILIDADE DE QUALQUER DÉBITO PORVENTURA LANÇADO APÓS O RESPECTIVO PERÍODO. INSCRIÇÃO QUE SE DEU REFERENTE AOS DÉBITOS ANTERIORES AO SEXTO MÊS. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. PEDIDO DE RESTITUIÇÃO DO INDÉBITO IMPROCEDENTE HAJA VISTA QUE O DEPÓSITO REALIZADO SERVIU PARA COBRIR PARTE DA DÍVIDA CONFESSADA.


PARCIAL PROCEDÊNCIA NA ORIGEM. DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITOS REFERENTES AOS MESES POSTERIORES AO ENCERRAMENTO TÁCITO DA CONTE CORRENTE. IRRESIGNAÇÃO DO AUTOR PERSEGUINDO A FIXAÇÃO DOS DANOS MORAIS E A RESTITUIÇÃO EM DOBRO DO INDÉBITO. DESCABIMENTO.


AUSÊNCIA DE PAGAMENTO INDEVIDO QUE AUTORIZE A RESTITUIÇÃO. AUTOR QUE NÃO DEMONSTROU A SOLICITAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA CONTA. ÔNUS DE SUA INCUMBÊNCIA. EXEGESE DO ART. 373, I, DO CPC. PROVA DIABÓLICA QUE IMPOSSIBILITA A INVERSÃO DO ÔNUS À INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. ENCERRAMENTO TÁCITO VERIFICADO. COBRANÇA DEVIDA DOS ENCARGOS LANÇADOS NOS SEIS MESES SUBSEQUENTES À ÚLTIMA MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA REALIZADA. EXERCÍCIO REGULAR DO DIREITO. "É remansoso na jurisprudência Catarinense que, após o interregno de 6 (seis) meses da data da última movimentação, presume-se a intenção do correntista em não manter a relação jurídica com a instituição bancária, passando a conta para a inatividade. Em decorrência disso, a legitimidade da cobrança dos encargos pela instituição bancária encontra-se limitada nos primeiros 6 (seis) meses, devido aos ditames dos princípios da boa fé objetiva e da vedação ao enriquecimento sem causa". (Apelação Cível n. 0302145-97.2017, de Lages, relator Desembargador Gilberto Gomes de Oliveira, j. 05/07/2018). SENTENÇA IRRETOCÁVEL. RECURSO DESPROVIDO.


Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado n. 0301600-36.2017.8.24.0036, em que são partes Mariluce Petry Reinke e Banco Bradesco S.a., ACORDAM os Juízes integrantes da Primeira Turma de Recursos, à unanimidade, em conhecer do recurso inominado interposto e negar-lhe provimento, mantendo incólumes os termos da sentença proferida.

Condena-se o recorrente ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT