Acórdão Nº 0303201-12.2017.8.24.0090 do Segunda Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 18-05-2021

Número do processo0303201-12.2017.8.24.0090
Data18 Maio 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualPROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0303201-12.2017.8.24.0090/SC

RELATORA: Juíza de Direito Margani de Mello

RECORRENTE: ALEXANDRE SILVEIRA GOES (AUTOR) RECORRIDO: SENSATO CONTABILIDADE S/S LTDA - EPP (RÉU)

RELATÓRIO

Conforme autorizam o artigo 46, da Lei 9.099/95, e o Enunciado n. 92, do FONAJE, dispensa-se o relatório.

VOTO

Insurge-se Alexandre Silveira Góes contra a sentença lançada no evento 60, da lavra do juiz Alexandre Morais da Rosa, que julgou extinto o processo, sem resolução do mérito, arguindo, em síntese, a legitimidade passiva da empresa recorrida, SENSATO CONTABILIDADE S/S LTDA. Requer a reforma do julgado.

Contrarrazões apresentadas no Evento 72.

A preliminar se confunde com o mérito e com ele será analisada.

É incontroversa a existência de relação contratual entre as partes e a empresa PRECISA CONTABILIDADE LTDA., já que foram firmados 02 (dois) instrumentos de cessão/transferência de contratos de prestação de serviços de assessoria e administração condominial da empresa PRECISA (cedente) à empresa SENSATO (cessionária), nos quais o recorrente figurou como intermediador.

Em ambos os contratos, há previsão expressa de que o pagamento pelo negócio jurídico será realizado pela empresa SENSATO (cessionária) à empresa PRECISA (cedente), assim como há determinação expressa de que a empresa SENSATO (cessionária) deduza os valores devidos a título de comissão do intermediador do valor que repassaria à empresa PRECISA (cedente), conforme cláusula quarta dos instrumentos contratuais (Evento 1, Informações 6 e 9).

Mais a frente, o contrato de cessão/transferência prevê, em sua cláusula décima segunda, que o valor da comissão do intermediador é devido pela empresa PRECISA (cedente), mas que deve ser depositado mensalmente na conta do intermediador pela empresa SENSATO (cessionária) (cláusula décima terceira).

Da leitura conjunta das cláusulas contratuais, é possível concluir que, em que pese a cedente PRECISA tenha ficado como responsável pelo pagamento da comissão, determinou-se expressamente que este seria operacionalizado pela empresa cessionária SENSATO, através de deduções dos valores que seriam repassados à cedente e do depósito direto ao intermediador.

Logo, não só a empresa SENSATO (cessionária) é legítima para figurar no polo passivo da ação, como era responsável pelo pagamento da comissão ao intermediador todas as vezes que efetuasse repasse de valores/pagamentos à PRECISA (cedente).

Assim, tendo sido comprovado que a empresa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT