Acórdão Nº 0303225-76.2019.8.24.0023 do Segunda Câmara de Direito Público, 21-09-2021

Número do processo0303225-76.2019.8.24.0023
Data21 Setembro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSegunda Câmara de Direito Público
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0303225-76.2019.8.24.0023/SC

RELATOR: Desembargador SÉRGIO ROBERTO BAASCH LUZ

APELANTE: ADEMIR CECILIO VAZ (AUTOR) APELADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS (RÉU)

RELATÓRIO

Trata-se de recurso de apelação cível interposto por ADEMIR CECILIO VAZ contra sentença (Evento 72) que, na ação acidentária ajuizada em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, julgou improcedente o pedido formulado.

A parte insurgente sustenta que possui novos exames, que comprovam o quadro incapacitante, requerendo assim, a concessão do auxílio-acidente (Evento 100).

Devidamente intimado, o INSS deixou de apresentar contrarrazões.

VOTO

A fim de verificar o cabimento de benefícios acidentários, a prova pericial se mostra imprescindível, tendo o perito judicial atestado que o segurado sofreu: a) "Sequela de contusão de joelho direito (CID10 - S80.0), com lesão meniscal em alça de balde e ruptura completa do ligamento cruzado anterior (CID10 - S83.5)" e, b) "Considerando a história clínica e natural da doença posso afirmar que a lesão está consolidada pelo menos desde 22/03/2012, um ano após o trauma". Ao ser questionado há sequelas foi dito que c) "Sim, em grau leve, principalmente para as atividades que precise ficar agachado, o que é comum na função de jardineiro", e d) de cunho permanente, e) dependendo o obreiro de maior esforço para o desempenhar da mesma atividade exercida. (Evento 51, Lau./Per. 70, Quesitos 2, 13, 14, 15, "d", pg. 5, 7 e 11).

Sobre a causa provável do infortúnio, reverberou o experto que "foi decorrente de trauma torcional do joelho direito", o qual decorre de acidente de trabalho típico, complementando que "Sim. Em 22.03.2011 escorregou no trabalho, torcendo o joelho direito. Não procurou o hospital no mesmo dia, vindo a procurar clínica privada no dia seguinte. Inicialmente o diagnóstico foi de contusão do joelho. Foi ao ortopedista que solicitou uma ressonância magnética que diagnosticou lesão do ligamento cruzado anterior e lesão do menisco medial em alça de balde. Inicialmente ficou de repouso, com gelo local e anti-inflamatórios. Foi operado na Casa de Saúde Sebastião, não lembra da data. Após a cirúrgica foi encaminhado para fisioterapia, tendo realizado 10 sessões" (Evento 51, Lau./Per. 70, Quesitos "c", "d" e "e", pgs. 7 e 8).

Contemplados os elementos fornecidos pelo laudo pericial e demais documentos dos autos, que não disfarçam a ocorrência da lesão, o nexo etiológico com o labor, e a caracterização da redução da capacidade laborativa, afigura-se como medida de rigor a reforma da sentença, porquanto preenchidos os requisitos do auxílio-acidente (art. 86 da Lei nº 8.213/91).

Quanto ao termo inicial para o pagamento do benefício, tendo em vista o recente julgamento instado sob o Tema n. 862 do STJ, restou firmado o entnedimento de que "O termo inicial do auxílio-acidente deve recair no dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença que lhe deu origem, conforme determina o art. 86, § 2º, da Lei n. 8.213/91, observando-se, se for o caso, a prescrição quinquenal de parcelas do benefício".

Com efeito, restando incontroverso que o segurado recebeu benefício anterior, cuja cessação se deu em 31-08-2011, por tais motivos, melhor sorte resta, senão aplicar a orientação ao presente caso, excluídas as parcelas atingidas pela prescrição quinquenal antes ao ajuizamento da ação.

Nesse sentido, remansoso o entendimento deste E. Tribunal:

APELAÇÃO CÍVEL. ADMINISTRATIVO. PRETENSA CONCESSÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE. SENTENÇA QUE JULGA IMPROCEDENTE O PEDIDO INICIAL. SEQUELA DE RUPTURA NO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO. LESÃO CONSOLIDADA. NEXO CAUSAL COMPROVADO. PERÍCIA MÉDICA JUDICIAL QUE CONCLUI PELA REDUÇÃO NA CAPACIDADE LABORATIVA MESMO QUE MÍNIMA...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT