Acórdão Nº 0303381-37.2018.8.24.0011 do Sétima Câmara de Direito Civil, 12-08-2021

Número do processo0303381-37.2018.8.24.0011
Data12 Agosto 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSétima Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0303381-37.2018.8.24.0011/SC

RELATOR: Desembargador OSMAR NUNES JÚNIOR

APELANTE: BILU INDUSTRIA DE ALIMENTOS LTDA (AUTOR) ADVOGADO: Osvaldo Rogerio de Oliveira (OAB SC023738) ADVOGADO: JORGE ANDRE RITZMANN DE OLIVEIRA (OAB SC011985) APELADO: ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S.A. (RÉU) ADVOGADO: MARCO ROBERTO COSTA PIRES DE MACEDO (OAB BA016021)

RELATÓRIO

Bilu Indústria de Alimentos Ltda ajuizou ação regressiva em face de Zurich Minas Brasil Seguro S/A, argumentando, em síntese, que em demanda judicial paralela foi condenada à reparação dos danos experimentados por terceiro em decorrência de acidente de trânsito ocorrido em 9-6-2009, época em que mantinha contrato de seguro de veículo com a ré.

Narrou que, em razão da sentença, teve de despender o valor atualizado de R$ 24.420,66, inferior ao limite da apólice firmada com a seguradora. Requereu, então, a procedência da demanda para ver a ré obrigada a ressarcir o montante despendido, com correção monetária e juros de mora desde a data do desembolso.

Citada (evento 15), a ré apresentou contestação, momento em que defendeu a ocorrência de prescrição.

A audiência de conciliação foi inexitosa (evento 22).

Houve réplica (evento 23).

Na sequência, sobreveio sentença de improcedência encimada na ocorrência de prescrição. A parte dispositiva da decisão restou assim publicada:

Do exposto, reconheço a prescrição da pretensão, extinguindo o processo com resolução do mérito, nos termos do art. 487, II, do Código de Processo Civil.

Condeno a parte autora ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios em favor do procurador da requerida, os quais fixo em 10% sobre o valor atualizado da causa (art. 85, §2º, do CPC).

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Transitada em julgado, cumpridas as formalidades legais e pagas eventuais custas, arquivem-se os autos com as baixas e cautelas devidas.

Irresignada com o pronunciamento judicial, a parte autora interpôs o presente recurso de apelação, onde argumentou que, ao ser citada na ação proposta pelo terceiro prejudicado, denunciou da lide à seguradora. Narrou, no entanto, que a denunciação foi indeferida pelo juízo singular, tendo em vista a impossibilidade de intervenção de terceiro nos processos em tramite perante os juizados especiais.

Acresceu, dessa forma, ser a data do trânsito em julgado o termo inicial da prescrição, e não a data da citação como considerou o juízo a quo.

Contrarrazões ao evento 49.

É o relatório.

VOTO

1. ADMISSIBILIDADE

A admissibilidade do recurso, bem como o presente julgamento, será realizada sob o enfoque do CPC/2015, vigente à época da publicação da decisão recorrida, consoante Enunciado Administrativo n. 3 do STJ.

O prazo para a interposição da apelação foi respeitado (evento 38), e foi recolhido o devido preparo (evento 41).

Ainda, os interesses recursais são manifestos e suas razões desafiam os fundamentos da sentença, encontrando-se satisfeitos, pois, os requisitos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade.

2. PRECRIÇÃO

É incontroverso nos autos o prazo prescricional aplicável, qual seja, o de um ano, nos termos do art. 206, II, do Código Civil. Cinge-se a discussão, então, a saber qual o termo inicial da prescrição para a propositura da ação regressiva do segurado em face da seguradora.

A recorrente argumenta ser o termo inicial a data do trânsito em julgado da ação paralela proposta pelo terceiro prejudicado, tendo em vista que o feito tramitou sob o rito dos juizados especiais, não sendo possível, portanto, a intervenção de terceiros. Além disso, narrou que antes do trânsito em julgado a obrigação ainda não era certa, uma vez que ainda havia discussão sobre a culpa pelo acidente.

A seguradora, por outro lado, entende que o termo inicial seria a citação da autora na demanda paralela, daí porque estaria prescrita a pretensão.

Analisando os autos, adianto que a sentença merece reforma. Explico.

Por meio dos autos n. 018.12.013473-7, que tramitaram no Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT