Acórdão Nº 0303938-37.2018.8.24.0039 do Terceira Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 26-01-2022

Número do processo0303938-37.2018.8.24.0039
Data26 Janeiro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualRECURSO CÍVEL
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0303938-37.2018.8.24.0039/SC

RELATOR: Juiz de Direito Alexandre Morais da Rosa

RECORRENTE: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA - IPREV (RÉU) RECORRIDO: MARCELO DO NASCIMENTO ALCANTARA (AUTOR)

EMENTA

FAZENDA PÚBLICA. AUTOR INTERDITADO. CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE EM VIRTUDE DO FALECIMENTO DE SUA GENITORA, SERVIDORA ESTADUAL. PROCEDÊNCIA NA ORIGEM. INSURGÊNCIA DO RÉU INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA - IPREV. ALEGAÇÃO DE QUE RELATÓRIO DE INSPEÇÃO MÉDICA PARA FINS PREVIDENCIÁRIOS ATESTOU QUE O EXAMINADO NÃO ESTÁ TOTALMENTE INVÁLIDO PARA EXERCER TODA E QUALQUER ATIVIDADE LABORATIVA EM CARÁTER PERMANENTE. IRRELEVÂNCIA. PROVÁVEL EQUÍVOCO DO MÉDICO PERITO NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO, HAJA VISTA QUE DECLAROU QUE O PACIENTE APRESENTA DÉFICIT COGNITIVO MODERADO A GRAVE, PARALISIA ESPORÁDICA SEVERA NO MEMBRO SUPERIOR DIREITO E MODERADA NO MEMBRO INFERIOR DIREITO, VISÃO SUBNORMAL COM DÉFICIT SEVERO E É ABSOLUTAMENTE INCAPAZ PARA OS ATOS DA VIDA CIVIL. COMPREENSÃO ACERCA DA INCAPACIDADE LABORATIVA TOTAL E PERMANENTE DO AUTOR REFORÇADA AINDA POR DOCUMENTOS MÉDICOS, FREQUÊNCIA NA APAE E INTERDIÇÃO JUDICIAL. ARGUMENTAÇÃO DE QUE NÃO RESTOU COMPROVADA DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DO AUTOR EM RELAÇÃO À GENITORA. IMPERTINÊNCIA. MÃE QUE ATÉ SEU FALECIMENTO EXERCIA A CURADORIA DO AUTOR. DEPENDENTE HABILITADO NOS CADASTROS DO PRÓPRIO IPREV COMO FILHO MAIOR INVÁLIDO DA FALECIDA SERVIDORA. CIRCUNSTÂNCIA DO AUTOR JÁ PERCEBER PENSÃO POR MORTE DO INSS EM RAZÃO DO FALECIMENTO DE SEU PAI QUE NÃO OBSTA A BENESSE ORA PERSEGUIDA. ASSISTÊNCIA MATERIAL QUE ERA PRESTADA POR AMBOS OS GENITORES. AUTOR ACOMETIDO DE DIVERSAS PATOLOGIAS E QUE, PORTANTO, NECESSITA DO BENEPLÁCITO ALMEJADO. DIREITO EVIDENCIADO. SENTENÇA MANTIDA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS, NOS TERMOS DO ART. 46 DA LEI N. 9.099/1995. RECURSO DESPROVIDO.

Conforme tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Tema 451, "não afronta a exigência constitucional de motivação dos atos decisórios a decisão de Turma Recursal de Juizados Especiais que, em consonância com a Lei 9.099/1995, adota como razões de decidir os fundamentos contidos na sentença recorrida".

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, 3ª Turma Recursal - Florianópolis (capital) decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso interposto, mantendo a sentença pelos seus próprios fundamentos, servindo a súmula de julgamento como acórdão (art. 46 da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT