Acórdão Nº 0305353-48.2016.8.24.0064 do Segunda Câmara de Direito Civil, 20-10-2022

Número do processo0305353-48.2016.8.24.0064
Data20 Outubro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSegunda Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0305353-48.2016.8.24.0064/SC

RELATOR: Desembargador MONTEIRO ROCHA

APELANTE: ANDERSON SANTOS DE BARROS APELADO: LITORAL AUTO LOCADORA LTDA

RELATÓRIO

Na comarca de São José, Anderson Santos de Barros ajuizou ação de anulação de negócio jurídico cumulada com indenização por danos materiais e morais contra Litoral Auto Ltda., na qual mencionou ter adquirido da ré, em 2014, veículo automotor pelo preço de R$ 24.900,00 (vinte e quatro mil e novecentos reais) com quilometragem de 74.000 (setenta e quatro mil) quilômetros.

Mencionou ter tomado conhecimento de que o odômetro do veículo havia sido adulterado, pois, em 2006, o veículo já contava 98.242 (noventa e oito mil duzentos e quarenta e dois reais).

Salientou que a venda de veículo adulterado acarretou-lhe, além de prejuízos materiais, danos morais.

A gratuidade da justiça foi deferida (evento 4).

Citada, a ré apresentou resposta, na forma de contestação, na qual suscitou, preliminarmente, decadência para reclamar o suposto vício oculto.

No mérito, mencionou que não há nenhuma prova que indique adulteração do odômetro do veículo, e que ele foi entregue em perfeitas condições de uso, o que afasta qualquer pedido de indenização material ou moral.

Requereu o acolhimento da preliminar ou a improcedência dos pedidos.

O autor apresentou réplica (evento 15).

Conclusos os autos, sobreveio sentença, cujo dispositivo encerrou o seguinte teor (evento 19):

"Ante o exposto: a) reconheço a decadência do direito do autor em relação ao pedido de indenização por danos materiais e JULGO IMPROCEDENTE o pedido formulado nesse sentido por Anderson Santos de Barros contra Litoral Auto Ltda, com fulcro no art. 487, II, do Código de Processo Civil; e b) com fulcro no art. 487, I, do Código de Processo Civil, JULGO IMPROCEDENTES os pedidos formulados por Anderson Santos de Barros contra Litoral Auto Ltda, em relação a indenização por danos morais. CONDENO o autor, com fulcro no artigo 82, § 2º, do CPC, ao pagamento das despesas processuais. CONDENO também o autor ao pagamento de honorários advocatícios ao patrono do réu, estes fixados em R$1.000,00 (um mil reais), o que faço com fundamento no artigo 85 do CPC, atendidos os critérios do § 2º, incisos I a III, do mesmo dispositivo. Entretanto, a exigibilidade das verbas sucumbenciais fica SUSPENSA e condicionada à cessação da situação de insuficiência de recursos, desde que ocorra no prazo de 5 (cinco) anos contados do trânsito em julgado da sentença, nos termos do art. 98, § 3 o , do CPC, visto que a parte autora goza do benefício da justiça gratuita"

Inconformado, o autor interpôs recurso de apelação, no qual alegou que a adulteração do odômetro do veículo acarreta a responsabilidade do vendedor pelos prejuízos dela decorrentes.

Mencionou que a aquisição de um veículo adulterado frustrou suas expectativas, pois...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT