Acórdão Nº 0306001-87.2017.8.24.0033 do Segunda Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 03-05-2022

Número do processo0306001-87.2017.8.24.0033
Data03 Maio 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualRECURSO CÍVEL
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0306001-87.2017.8.24.0033/SC

RELATOR: Juiz de Direito Vitoraldo Bridi

RECORRENTE: JANDIRA MARIA DA ROCHA (RÉU) RECORRIDO: LEONARDO LINO DA SILVA (AUTOR)

RELATÓRIO

Conforme autorizam o artigo 46 da Lei 9.099/95 e o Enunciado 92 do FONAJE, dispensa-se o relatório.

VOTO

Demonstrada a vulnerabilidade financeira, defiro à recorrente os benefícios da gratuidade de justiça (art. 99, § 2º do Código de Processo Civil).

O recurso, na medida que próprio, tempestivo e por preencher os demais pressupostos de admissibilidade, merece ser conhecido.

Defende a recorrente, em suma, a necessidade de reforma da sentença, pois a decisão vai de encontro com as provas encartadas aos autos, devendo-se reconhecer a culpa exclusiva ou ao menos concorrente do condutor/recorrido pelo acidente, uma vez que ingressou no posto de combustível pela via de saída e obstruiu a frente da recorrente.

Ao mérito.

De fato, o ingresso em via preferencial deve ser precedido da máxima segurança, por ser manobra naturalmente perigosa, ou seja, o condutor deve ter plena convicção de que pode realizá-la, sem trazer risco a outros usuários do sistema viário, conforme disposição expressa do Código de Trânsito Brasileiro 1 2.

Todavia, no caso em testilha, analisando as imagens apresentadas antes da prolação da sentença, das quais a parte recorrida teve vista e oportunidade de se manifestar, estas levam à conclusão que o autor realmente ingressou no posto de gasolina pela via de saída do estabelecimento, pois a posição dos automóveis envolvidos na acidente, o fluxo de direção único e separado por canteiro e demais detalhes das fotografias reforçam essa tese (cf. evento n. 30):

Aliás, em consulta às imagens do Google Maps do mês do acidente (04.2017), nota-se que abalroamento efetivamente ocorreu dentro do pátio do posto de gasolina na parte destinada à saída dos automóveis (Rua Doutor Reinaldo Schmithausen, 169, Itajaí)3:

Vale dizer, a atuação do autor/recorrido ao ingressar pela via de saída do pátio constitui causa primeira e preponderante do acidente, sem a qual o evento não teria ocorrido, inexistindo no caderno processual elementos para afirmar que o acidente ocorreu por culpa da recorrente.

Nesse contexto, considerando que no microssistema dos Juizados Especiais (Lei 9.099/1995) é lícito ao Juiz apreciar as provas com liberdade e conferir especial valor às regras de experiência comum ou técnica, bem assim, adotar a solução mais justa e equânime...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT