Acórdão Nº 0306030-63.2017.8.24.0090 do Segunda Turma Recursal, 08-06-2020

Número do processo0306030-63.2017.8.24.0090
Data08 Junho 2020
Tribunal de OrigemCapital - Norte da Ilha
ÓrgãoSegunda Turma Recursal
Classe processualRecurso Inominado
Tipo de documentoAcórdão



ESTADO DE SANTA CATARINA

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

Segunda Turma Recursal



Recurso Inominado n. 0306030-63.2017.8.24.0090, da Capital - Norte da Ilha

Relatora: Juíza Margani de Mello





SERVIDORA ESTADUAL. PRETENSÃO DE RECEBIMENTO DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DURANTE FÉRIAS E LICENÇAS. TESE ACOLHIDA. ENTENDIMENTO PACIFICADO PELO TJSC. ALTERAÇÃO LEGISLATIVA QUE MANTEVE INALTERADO O CONTEÚDO NORMATIVO. IMPOSSIBILIDADE DE SUPRESSÃO. PRETENSÃO DE REVOGAÇÃO DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA. NÃO ACOLHIMENTO. PEDIDO DE ACOLHIMENTO DOS CÁLCULOS ESTATAIS. IMPOSSIBILIDADE. CÁLCULOS NÃO APRESENTADOS COM A CONTESTAÇÃO. IMPUGNAÇÃO GENÉRICA AOS CÁLCULOS DO SERVIDOR. AFASTAMENTO DA TAXA REFERENCIAL COMO ÍNDICE DE CORREÇÃO MONETÁRIA. PREQUESTIONAMENTO. INVIABILIDADE. DESNECESSIDADE DE MANIFESTAÇÃO SOBRE TODOS OS DISPOSITIVOS LEGAIS INVOCADOS. PRETENSÃO QUE CONTRARIA OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DESTE MICROSSISTEMA. ENTENDIMENTO DAS TURMAS RECURSAIS. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.



Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado n. 0306030-63.2017.8.24.0090, da comarca da Capital - Norte da Ilha Juizado Especial da Fazenda Pública, em que é recorrente o Estado de Santa Catarina, e recorrida Marieta Hahn:

I - RELATÓRIO

Conforme autorizam o artigo 46, da Lei 9.099/95, e o Enunciado n. 92, do FONAJE, dispensa-se o relatório.

II - VOTO

Trata-se de recurso inominado interposto pelo Estado de Santa Catarina, alegando, em síntese, (i) a necessidade de revogação do benefício da Justiça gratuita deferido em favor da recorrida, (ii) o artigo 1º, § 8º, 'g', da Lei n. 11.647/2000 – declarado inconstitucional – foi alterado por legislação posterior, de modo que a argumentação relacionada à inconstitucionalidade não pode ser utilizada para a procedência dos pedidos formulados na inicial, (iii) que o auxílio alimentação é pago para subsidiar os gastos do servidor com alimentação no período em que está trabalhando fora e, portanto, não pode ser pago durante afastamentos e que (iv) os cálculos do Estado devem ser acolhidos, assim como aplicada a Taxa Referencial como índice de correção monetária.

Contrarrazões apresentadas nas pp. 85-90.

De início, observa-se que a recorrida aufere, em média, renda mensal inferior a três salários mínimos (pp. 14-28), de modo que faz jus ao benefício da Justiça gratuita, razão pela qual voto pela sua manutenção.

Quanto ao mérito, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina já reconheceu a inconstitucionalidade do artigo 1º, §8º, g, da Lei n. 11.647/00 (TJSC, Arguição de Inconstitucionalidade em Apelação Cível n. 2012.001369-5, de Chapecó, rel. Des. Rui Fortes, Órgão Especial, j. 04-11-2015), fixando entendimento de que o auxílio alimentação é devido durante o período de férias e licença prêmio.

A alteração legislativa indicada pelo Estado, por si só, não é suficiente para angariar a pretensão de reforma da sentença, posto que o conteúdo na norma manteve-se inalterado. Neste sentido, colhe-se da jurisprudência:


RECURSO INOMINADO. POLICIAL MILITAR. AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EM PERÍODO DE AFASTAMENTO. FRUIÇÃO DE FÉRIAS E LICENÇAS. PROCEDÊNCIA NA ORIGEM. RECURSO DO ENTE ESTATAL. SUPRESSÃO DO PAGAMENTO PREVISTA NA LEI N. 11.647/00. INCONSTITUCIONALIDADE RECONHECIDA PELO ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA. POSTERIOR ALTERAÇÃO DADA PELA LEI N. 11.813/01. CONTEÚDO NORMATIVO QUE SE MANTEVE INALTERADO. IMPOSSIBILIDADE DE SUPRESSÃO. CORREÇÃO MONETÁRIA. ADOÇÃO DA TR COMO ÍNDICE. DESCABIMENTO. JULGAMENTO DO TEMA 810 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA. AJUSTE DE OFÍCIO. APLICAÇÃO DO IPCA-E. PEDIDO SUBSIDIÁRIO DE ADOÇÃO DOS CÁLCULOS APRESENTADOS PELO ESTADO. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA PELO RECORRIDO/AUTOR. PREVALÊNCIA DO CÁLCULO DO ENTE ESTATAL. IMPUGNAÇÃO AO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA CONCEDIDO AO SERVIDOR. REJEIÇÃO. PRECEDENTE "TJSC, Agravo de Instrumento n. 2009.001815-2, da Capital, rel. Des. Newton Trisotto, Primeira Câmara de Direito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT