Acórdão Nº 0308738-59.2018.8.24.0023 do Sétima Câmara de Direito Civil, 29-04-2021

Número do processo0308738-59.2018.8.24.0023
Data29 Abril 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSétima Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão










Apelação Nº 0308738-59.2018.8.24.0023/SC



RELATOR: Desembargador ÁLVARO LUIZ PEREIRA DE ANDRADE


APELANTE: COMPANIA PANAMENA DE AVIACION S/A APELANTE: GOL LINHAS AEREAS S.A. APELADO: VALENTINA MALICHESKI JORGE


EMENTA



APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. TRANSPORTE AÉREO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. IRRESIGNAÇÃO DE AMBAS AS REQUERIDAS.
RECURSO DA COMPANHIA AÉREA INTERNACIONAL. ALEGAÇÃO DE QUE NÃO PARTICIPOU DO EVENTO DANOSO. SUBSISTÊNCIA. PASSAGENS AÉREAS ADQUIRIDAS EM AGÊNCIA DE VIAGENS ON-LINE. TRECHOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS REALIZADOS POR COMPANHIAS AÉREAS DIFERENTES. SOLIDARIEDADE QUE É IMPOSTA QUANDO HÁ MAIS DE UM AUTOR DA OFENSA, O QUE NÃO SE VERIFICA NA HIPÓTESE. DANO RECLAMADO QUE DERIVA UNICAMENTE DO SERVIÇO PRESTADO PELA COMPANHIA AÉREA NACIONAL, RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DOS VOOS DOMÉSTICOS. RECURSO PROVIDO, PARA AFASTAR A RESPONSABILIDADE DA SEGUNDA RÉ.
APELO DA PRIMEIRA REQUERIDA/COMPANHIA NACIONAL. AVENTADA AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE. ALTERAÇÃO DE VOOS DOMÉSTICOS. AUSÊNCIA DE PROVAS DE OFERECIMENTO DAS ALTERNATIVAS (REALOCAÇÃO EM VOO OU CANCELAMENTO E REEMBOLSO INTEGRAL DOS VALORES) À PARTE AUTORA. DEVER QUE INCUMBIA À COMPANHIA AÉREA, NOS MOLDES DA RESOLUÇÃO N. 400 DA ANAC. DANO AO CONSUMIDOR CARACTERIZADO. DECISÃO MANTIDA NO PONTO.
INEXISTÊNCIA, ENTRETANTO, DO DEVER DE INDENIZAR NO TOCANTE À REACOMODAÇÃO NO VOO DOMÉSTICO DE VOLTA. ALTERAÇÃO DO DESTINO DO VOO QUE, NO CASO, NÃO CAUSOU PREJUÍZO À REQUERENTE. DEVER DE INDENIZAR NÃO CONFIGURADO. SENTENÇA MODIFICADA, NA QUESTÃO.
DANOS MORAIS. VERBA INDENIZATÓRIA QUE DEVE SER MINORADA TENDO EM VISTA OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE.
ÔNUS SUCUMBENCIAIS REDISTRIBUÍDOS.
RECURSO DA PRIMEIRA RÉ CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. APELO DA SEGUNDA REQUERIDA CONHECIDO E PROVIDO

ACÓRDÃO


Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 7ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina decidiu, por unanimidade, a) conhecer do recurso da ré Gol Linhas Aéreas S.A. e dar-lhe parcial provimento; e, b) conhecer do recurso da requerida COPA - Compañia Panamenã de Aviación S.A. e dar-lhe provimento, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado

Florianópolis, 29 de abril de 2021

Documento eletrônico assinado por ÁLVARO LUIZ...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT