Acórdão Nº 0311425-77.2016.8.24.0023 do Quinta Câmara de Direito Civil, 23-11-2021

Número do processo0311425-77.2016.8.24.0023
Data23 Novembro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0311425-77.2016.8.24.0023/SC

RELATORA: Desembargadora CLÁUDIA LAMBERT DE FARIA

APELANTE: CONDOMINIO CIVIL DO SHOPPING CENTER IGUATEMI FLORIANOPOLIS (RÉU) APELADO: VES COMERCIO DE ALIMENTOS EIRELI - ME (AUTOR)

RELATÓRIO

CONDOMÍNIO CIVIL DO SHOPPING CENTER IGUATEMI FLORIANÓPOLIS interpôs recurso de apelação contra a sentença proferida pelo Juízo da 4ª Vara Cível da comarca de Florianópolis que, nos autos da Ação Renovatória ajuizada por VES COMÉRCIO DE ALIMENTOS EIRELI-ME, julgou extinta a demanda, sem resolução do mérito, por superveniente falta de interesse processual, condenando ambas as partes ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, arbitrados em 10% sobre o valor atualizado da causa (evento 65).

Alega, em síntese, que a controvérsia debatida na lide consistia apenas no valor do aluguel pago, não havendo acolhimento ou reconhecimento integral do pedido inicial, porquanto a renovação da locação realizada de forma extrajudicial acarretou diferença profunda na cobrança dos aluguéis, atendendo às exigências do shopping requerido.

Por esses motivos, pugna pela aplicação do princípio da causalidade, a fim de condenar a autora ao pagamento integral das custas processuais e honorários advocatícios (evento 72).

Com as contrarrazões (evento 77), os autos vieram conclusos para julgamento.

VOTO

O recurso preenche os requisitos de admissibilidade, motivo pelo qual deve ser conhecido.

Infere-se dos autos que a autora/apelada ajuizou ação renovatória de locação comercial, objetivando a manutenção dos termos do contrato até então em vigor, com a permanência da última quantia paga - R$ 9.365,96 - a título de aluguel, excetuadas as cláusulas que corrigem o valor locatício em contrariedade com o IGPM anual, sobre as quais pediu a declaração de nulidade, bem como indicou, como fiadores, Luciana Pinheiro Bittencourt Martini Pinto e Marcelo Martini Pinto (evento 1).

O contrato inicial contém as seguintes observações: a) aluguel percentual: 6% do faturamento bruto; b) aluguel mínimo mensal reajustável: R$ 5.940,00, corrigido mensalmente de acordo com a variação do IGP-M/FGV; c) considerando que o aluguel mínimo foi fixado com redução, no quinquênio de sua vigência, sofrerá os seguintes acréscimos: I) no período que se inicia em 17 de abril de 2014, ele sofrerá um acréscimo percentual de 6,01% e II) no período que se inicia em 17 de abril de 2016, ele sofrerá um acréscimo de 7,99%, sem prejuízo da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT