Acórdão Nº 0313040-49.2018.8.24.0018 do Segunda Turma Recursal - Florianópolis (Capital), 10-11-2020

Número do processo0313040-49.2018.8.24.0018
Data10 Novembro 2020
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualPROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
Tipo de documentoAcórdão
RECURSO CÍVEL Nº 0313040-49.2018.8.24.0018/SC

RELATORA: Juíza de Direito Ana Karina Arruda Anzanello

RECORRENTE: SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (RÉU) RECORRIDO: FABIANO DE SOUZA LEAL (AUTOR)

RELATÓRIO



Conforme autorizam o artigo 46 da Lei 9.099/95 e o Enunciado 92 do FONAJE, dispensa-se o relatório.



VOTO

Inicialmente, verifico que estão presentes os pressupostos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, assim conheço dos recursos inominados, estes apenas no efeito devolutivo.

A Recorrente alega que a inscrição do nome do Recorrido no cadastro de inadimplentes é legítima, porquanto não recebeu os valores do contrato firmado.

Em que pese há possibilidade de não recebimento dos valores pela Recorrida, ocorre que este fato ocorreu por motivo diverso da inadimplência do Recorrido. O Recorrido demonstrou que efetuou todos os pagamento em dia, inclusive de forma antecipada. O fato de a recorrente não ter recebido ou repassado os valores por si só não legitima a a ação de inscrição do nome do Autor. O que se observa, é que o Recorrido foi adimplente e o não recebimento dos valores pela Recorrente não ocorreu por sua culpa. Ademais como no próprio Recurso Inominado, em explicação do banco, em folha 4 do evento 77, a instituição financeira fala que o pagamento não ocorreu porquenato os títulos estavam com dados insconsistentes, o que denora a possibilidade erro da Recorrente, mas não do Recorrido.

Como prolata a sentença: " Em cotejo dos pontos em que não paira controvérsia, bem como atento ao teor do consta da prova documental amealhada às fls. 11-14, 18-19, 106-108, 125 e 127-129, é axiomático que, mesmo diante dos boletos representativos de débitos não terem sido processados da forma escorreita, não podemos olvidar que autor NÃO contribuiu mesmo indiretamente para anomalia. Nada obstante, a "inadimplência" e a negativação apenas seria atribuível ao autor acaso este a tivesse motivado de forma exclusiva, mas esta não é a hipótese, já que ele quitou a tempo e modo (aliás, antes mesmo do vencimento) tanto o boleto que resultou na sua inscrição em cadastro de restrição ao crédito, quanto os demais vencidos posteriormente. Ademais, a comunicação de débito de fl. 17 é clara no sentido de que o ora autor deveria desconsiderar o aviso se já tivesse efetuado o pagamento da dívida descrita"

E mais: "Assim, poderá eventualmente manejar pedido de ressarcimento em face do Bancoob, que responderá na medida de sua...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT