Acórdão Nº 0500656-69.2013.8.24.0075 do Segunda Câmara de Direito Público, 20-09-2022

Número do processo0500656-69.2013.8.24.0075
Data20 Setembro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSegunda Câmara de Direito Público
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0500656-69.2013.8.24.0075/SCPROCESSO ORIGINÁRIO: Nº 0500656-69.2013.8.24.0075/SC

RELATOR: Desembargador CID GOULART

APELANTE: EL FARO INDUSTRIA E COMERCIO LTDA APELADO: ESTADO DE SANTA CATARINA

RELATÓRIO

Trata-se de embargos de declaração opostos pelo ESTADO DE SANTA CATARINA em face do acórdão que deu provimento ao apelo que não reconheceu a inconstitucionalidade da lei atacada, visto que as cláusulas indicadas foram alteradas por legislações posteriores.

Aduz o embargante, em suma, que é necessário que o Órgão Julgador se manifeste acerca dos temas veiculados na ação e que não foram objeto de pronunciamento judicial.

Alega que há omissão no que toca à ilegitimidade passiva ad causam, uma vez que a impetrante não aponta ato objetivo na exordial e concreto supostamente praticado pela autoridade dita coatora e que a matéria refoge da sua competência.

Sendo assim, não é da competência do Gerente Regional da Fazenda Estadual em Tubarão a decisão acerca da aplicabilidade da norma impugnada, de modo que deve ser reconhecida sua ilegitimidade passiva, extinguindo-se o processo com fulcro no art. 267, inc.VI, do CPC.

No mais, argumenta que o mandado de segurança necessita de alguns elementos presentes: deve haver ato coator ilegal praticado por autoridade pública, prova líquida e cerda do direito pretendido e o objetivo deve ser o afastamento da ilegalidade, os quais estão ausentes no caso.

Dessa forma, deve ser declarado extinto o writ sem resolução do mérito, em virtude da inadequação da via escolhida.

Sustenta que o mandado de segurança não é o meio próprio para demonstrar a irresignação do contribuinte contra a legislação em vigor.

Por fim, aduz que a impetrante não se conforma com o teor da legislação e pretende fazer com que o Poder Judiciário afaste, em seu favor, a coercibilidade de norma expressa em plena vigência. Sendo assim, a impetrante incide em vício insanável no âmbito da via eleita, eis que ataca lei em tese, nos termos da Súmula n. 266 do Supremo Tribunal Federal (Evento 75, PROC.JUD.2 , fls. 290/298).

Contrarrazões juntadas a contento (Evento 90).

É a síntese do essencial.

VOTO

Dispõe o artigo 1.022 do Código de Processo Civil em vigor:

Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para:I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição;II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar juiz de ofício ou a requerimento;III - corrigir erro material. [...]

Da leitura do dispositivo de regência transcrito, depreende-se que esta espécie recursal tem cabimento exclusivamente para extirpar obscuridade, contradição, omissão ou erro material eventualmente contido no julgado.

Sendo assim, vale gizar, mesmo para efeito de prequestionamento, a oposição de embargos declaratórios pressupõe necessariamente a existência de alguma das máculas aludidas, porque eles não são o meio legal para reanalisar as questões decididas, tampouco o acerto do aresto, pois não é possível, via de regra, na sede restrita e única da declaração, alterar, mudar ou aumentar o julgamento.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é pacífica em tal sentido:

Se as questões trazidas à discussão foram dirimidas de forma suficientemente ampla, fundamentada e sem omissões, deve ser afastada a alegada violação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT