Acórdão Nº 0801829-34.2017.8.10.0001 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, 5ª Câmara Cível, 2021

Ano2021
Classe processualApelação Cível
Órgão5ª Câmara Cível
Tipo de documentoAcórdão


QUINTA CÂMARA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL Nº0833838-78.2019.8.10.0001– São Luís

Apelante:Thiago Colver Da Silva

Advogado:Thiago Colver Da Silva (OAB/MA 13.808)

Apelado:Cartório do Registro Civil e dos Casamentos da 3ª Zona João Paulo

Relator: Des. José de Ribamar Castro

EMENTA

APELAÇÃO CÍVEL EM AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL. MODIFICAÇÃO DA ORDEM DO SEU SOBRENOME. INADMISSIBILIDADE. HIPÓTESE EXCEPCIONAL NÃO CONFIGURADA. LEI Nº 6.015/73. SENTENÇA CONFIRMADA. APELAÇÃO IMPROVIDA.

I – Nos termos dos artigos 57 e 58, da Lei nº 6.015/73, somente é possível a alteração posterior de nome em casos excepcionais e desde que haja motivo justo, o que não se verifica nos autos.

II – Conforme muito bem destacado pelo magistrado a quo: “Com efeito, seja da linha de argumentação do autor ou dos documentos colacionados aos autos, não vislumbro o preenchimento dos requisitos legais para alteração do seu sobrenome, não restando evidenciado justo motivo para operar-se a mudança.”

III - Desse modo, após a análise detida dos autos, verifica-se que o Apelante não apresentou fatos constitutivos de seu direito. Como dito as razões não são suficientes para indicar a excepcionalidade e o motivo relevante que justifiquem a procedência do pedido, já que, como dito, só se admite a modificação do nome em caráter excepcional e mediante comprovação de justo motivo, o que não ocorreu.

Apelação improvida.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Excelentíssimos Senhores Desembargadores da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, à unanimidade e de acordo com o parecer ministerial, conheceu e negou provimento ao recurso, nos termos do voto do Desembargador Relator.

Participaram do julgamento os Senhores Desembargadores José de Ribamar Castro, Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe e Raimundo José Barros de Sousa.

Funcionou pela Procuradoria Geral de Justiça o Procurador Teodoro Peres Neto.

Sessão Virtual da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, em São Luís, com início no dia 12 de julho de 2021 e término em 19 de julho de 2021.

Desembargador José de Ribamar Castro

Relator

RELATÓRIO

Trata-se de Apelação Cível interposta por Thiago Colver Da Silva em face da sentença proferida pelo Juízo de Direito da Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha que nos autos da Ação de Retificação de Registro Civil, julgou improcedente a pretensão autoral, em razão da autora não ter demonstrado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT