Acórdão Nº 0807338-46.2017.8.10.0000 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Presidência, 2019

Ano2019
Classe processualMandado de Segurança Cível
ÓrgãoPresidência
Tipo de documentoAcórdão
PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

AUTOS: MANDADO DE SEGURANÇA - CÍVEL - 0807338-46.2017.8.10.0000

IMPETRANTE: RESOLVE FACIL CONSTRUCOES LTDA - ME

Advogado do(a) IMPETRANTE: KARLLEYNE RAYSSA SILVA AIRES - MA17698

IMPETRADO: SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

RELATOR: CLEONICE SILVA FREIRE

ÓRGÃO JULGADOR COLEGIADO: SEGUNDAS CÂMARAS CÍVEIS REUNIDAS

EMENTA

MANDADO DE SEGURANÇA. EMPRESA CADASTRADA NO SIMPLES TRIBUTÁRIO. ISENÇÃO DE ICMS PELO CONVÊNIO CONFAZ 156/2017. DIREITO LÍQUIDO E CERTO DEMONSTRADO. SEGURANÇA CONCEDIDA. UNANIMIDADE.

I – O Estado do Maranhão é signatário do Convênio CONFAZ 101/1997, prorrogado pelo Convênio CONFAZ 156/2017 que dispõe expressamente sobre a exclusão da cobrança do ICMS em relação aos produtos comercializados pelo Impetrante.

II - A Lei Complementar nº. 123/2006, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às micro e pequenas empresas, não pode ser usada como justificativa para agravar a situação tributária do contribuinte que visa proteger, pois inexiste em suas disposições, norma que expressamente exclua o gozo da isenção tributária relativa ao ICMS.

III - Havendo deliberação do CONFAZ relativa a isenção fiscal e inexistindo ressalva quanto ao gozo do benefício pelo Impetrante, descabe o argumento de que seria necessária lei específica estadual para usufruir da isenção tributária, porquanto os referidos convênios afiguram-se exceção ao postulado da legalidade.

IV – Segurança concedida à unanimidade.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Excelentíssimos Senhores Desembargadores das Segundas Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, à unanimidade e em desacordo com o parecer ministerial, em conceder a segurança pleiteada, nos termos do voto da Desembargadora Relatora.

Participaram do julgamento os Senhores Desembargadores Cleonice Silva Freire (Presidente), Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz, Jaime Ferreira de Araújo, José Edilson Caridade Ribeiro, Marcelino Chaves Everton e Paulo Sérgio Velten Pereira.

Funcionou pela Procuradoria Geral de Justiça o Dr. Paulo Roberto Saldanha Ribeiro.

São Luís, 01 de março de 2019.

Desª. Cleonice Silva Freire

Relatora

RELATÓRIO

Trata-se de Mandado de Segurança, com pedido de de liminar, impetrado por Resolve Fácil Construções Ltda - ME, contra ato supostamente ilegal do Secretário de Fazendo do Estado do Maranhão, que suspendeu inscrição estadual da Impetrante do cadastro de empresas registradas no Simples Nacional.

Colhe-se dos autos, que a Impetrante atua no comércio e instalação de placas fotovoltaicas de energia solar, que seriam isentas da cobrança do tributo ICMS, no âmbito do Estado do Maranhão, porquanto o Ente Público é signatário do Convênio CONFAZ 101/1997, prorrogado pelo Convênio CONFAZ 156/2017.

Aduz a Impetrante, que foi notificada pelo Agente Fazendário...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT