Acórdão Nº 0821242-33.2017.8.10.0001 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, 4ª Câmara Cível, 2021

Ano2021
Classe processualRemessa Necessária Cível
Órgão4ª Câmara Cível
Tipo de documentoAcórdão


ESTADO DO MARANHÃO

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

Processo n.º 0821242-33.2017.8.10.0001

Remessa Necessária – São Luís

Remetente: Juízo de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital

Requerente: Vinicius Gabriel Santos Dias

Advogado/Autoridade do(a) Requerente: LISIA MARIA PEREIRA GOMES MOTAO - MA3984-A

Requerido: Pró-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Advogado/Autoridade do(a) Requerido: TALITA SERRA RIOS - MA14453-A

Relator: Gabinete Desª. Maria Francisca Gualberto de Galiza

ÓRGÃO JULGADOR COLEGIADO:4ª Câmara Cível

EMENTA

MANDADO DE SEGURANÇA. APROVAÇÃO EM EXAME VESTIBULAR. ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE E DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ALUNO CURSANDO O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO. CAPACIDADE INTELECTUAL E MATURIDADE DEMONSTRADA REMESSA IMPROVIDA, CONFORME PARECER MINISTERIAL.

I. Pelo princípio da razoabilidade, fundamentado nos mesmos preceitos dos princípios da legalidade e finalidade (artigos 5º, II, LXIX, 37 e 84 da CF/88), as exigências administrativas devem ser aptas a cumprir os fins a que se destinam.

II. À luz da razoabilidade e da universalização da educação, o entendimento desta Corte tem se firmado no sentido de que não se pode impedir o acesso ao curso de graduação, a despeito da previsão legal de que os aprovados no processo seletivo de acesso às universidades devem apresentar diploma de conclusão do ensino médio, no momento da matrícula, considerando que a aprovação denota de forma notória a capacidade intelectual e a maturidade do estudante.

III – Remessa improvida, conforme parecer ministerial.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos, acordam os integrantes da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, por votação unânime em conhecer e negar provimento a remessa, nos termos do voto da Desembargadora Relatora.

Participaram do julgamento, além da Relatora, o Senhores Desembargadores José Gonçalo de Sousa Filho e Marcelo Carvalho Silva (presidente).

Funcionou pela Procuradoria Geral de Justiça o Dr. Francisco das Chagas Barros de Sousa.

RELATÓRIO

Trata-se de reexame necessário de sentença proferida pelo magistrado Marco Antonio Netto Texeira, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha de São Luís que, nos autos do Mandado de Segurança com Pedido de Liminar impetrado por Vinicius Gabriel Santos Dias, contra ato do Reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, confirmou a liminar e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT