Acórdão Nº 0857853-19.2016.8.10.0001 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, 6ª Câmara Cível, 2019

Ano2019
Classe processualApelação Cível
Órgão6ª Câmara Cível
Tipo de documentoAcórdão
SEXTA CÂMARA CÍVEL

SESSÃO DO DIA 11 DE JULHO DE 2019

APELAÇÃO N° 0857853-19.2016.8.10.0001 – SÃO LUIS

APELANTE: Estado do Maranhão

PROCURADORA: Luciana Cardoso Maia

APELADAS: Raimunda Silva de Carvalho, Maria Filomena Silva Vieira e Tania Ruth Pereira Sousa

ADVOGADO: Cleres Mario Barreira Lobato (OAB/MA 13.277A)

RELATORA: Desembargadora ANILDES DE JESUS BERNARDES CHAVES CRUZ

ACÓRDÃO N° ______________

EMENTA

CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO – APELAÇÃO CÍVEL – ABONO DE PERMANÊNCIA (Art. 40, § 19, da CF/1988) – PROFESSOR – TEMPO DE SERVIÇO PARA APOSENTADORIA ESPECIAL – CONTINUIDADE NO SERVIÇO ATIVO – DIREITO AO ABONO DE PERMANÊNCIA – RECURSO DESPROVIDO.

I – O abono de permanência em serviço é benefício a que faz jus o segurado que, tendo completado as exigências para aposentadoria voluntária, opta por prosseguir na atividade, funcionando como incentivo, instituído pelo constituinte reformador, ao adiamento da inatividade, conforme disposto no art. 40, § 19, da CF. Destarte, no caso dos professores, que possuem direito a aposentadoria especial (com tempo reduzido), há uma equiparação do lapso temporal àquele da aposentadoria normal. Assim, é devido o abono de permanência quando o segurado professor, mesmo tendo implementado as exigências do regime especial para obter a aposentadoria voluntária, prefere continuar em atividade.

II – Recurso desprovido.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos em que figuram como partes os retromencionados, ACORDAM os Senhores Desembargadores da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, por votação unânime e de acordo com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça em conhecer e negar provimento ao recurso, nos termos do voto da Desembargadora Relatora.

Votaram os Senhores Desembargadores Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz – Relatora, Luiz Gonzaga Almeida Filho – Presidente e José Jorge Figueiredo dos Anjos.

Funcionou pela Procuradoria Geral de Justiça o Dr. Carlos Jorge Avelar Silva.

Sala de Sessões da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, em São Luís, 11 de julho de 2019.

Desembargadora ANILDES DE JESUS BERNARDES CHAVES CRUZ

RELATORA

RELATÓRIO

Trata-se de Apelação Cível interposta pelo ESTADO DO MARANHÃO, em irresignação à sentença (ID nº 3124719) proferida pelo Juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que julgou procedentes os pedidos da Ação de Cobrança, movida pelas Apeladas, condenando o Apelante ao pagamento dos abono de permanência, a partir do dia em que foram preenchidos os requisitos da aposentadoria voluntária.

Em suas razões (ID n° 3124722) requer o Estado do Maranhão que o presente recurso seja conhecido e provido para reformar a sentença recorrida, e, via de consequência, julgar inteiramente improcedentes os pedidos formulados na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT