Acórdão Nº 0864297-68.2016.8.10.0001 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, 5ª Câmara Cível, 2021

Ano2021
Classe processualApelação Cível
Órgão5ª Câmara Cível
Tipo de documentoAcórdão
PODER JUDICIÁRIO

SESSÃO VIRTUAL

PERÍODO: 29.03.2021 A 05.04.2021

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

QUINTA CÂMARA CÍVEL

APELAÇÃO

NÚMERO ÚNICO: 0864297-68.2016.8.10.0001 SÃO LUÍS/MA

1º APELANTE: BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A

ADVOGADO: PAULO ROBERTO TEIXEIRA TRINO JUNIOR (OAB RJ 87929).

2ª APELANTE: KIARA LENE VALENTE DE SOUZA

ADVOGADOS: ANA CRISTINA BRANDÃO FEITOSA (OAB MA 4068), THALES BRANDÃO FEITOSA DE SOUSA (OAB MA 14462)

1ª APELADA: KIARA LENE VALENTE DE SOUZA

ADVOGADOS: ANA CRISTINA BRANDÃO FEITOSA (OAB MA 4068), THALES BRANDÃO FEITOSA DE SOUSA (OAB MA 14462)

2º APELADO: BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A

ADVOGADO: PAULO ROBERTO TEIXEIRA TRINO JUNIOR (OAB RJ 87929).

RELATOR: Desembargador RAIMUNDO José BARROS de Sousa

EMENTA

DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO. AÇÃO DE PROCEDIMENTO COMUM. FRAUDE EM CARTÃO DE CRÉDITO. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. RISCO DO EMPREENDIMENTO. ÔNUS DA PROVA. AUSÊNCIA DE FATOS IMPEDITIVOS, MODIFICATIVOS E EXTINTIVOS A DEMOVER A PRETENSÃO AUTORAL. DANOS CONFIGURADOS. COBRANÇA INDEVIDA. AUSÊNCIA DE PAGAMENTO PELA CONSUMIDORA. INEXISTÊNCIA DE INSERÇÃO DO NOME DA CORRENTISTA NOS ÓRGÃOS RESTRITIVOS DE CRÉDITO. VALOR ARBITRADO EM R$ 3.000,00 (TRÊS MIL REIS). MONTANTE ADEQUADO E PROPORCIONAL PARA AS PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO. SENTENÇA MANTIDA. APELAÇÕES CONHECIDAS E DESPROVIDAS. UNANIMIDADE.

I. Incidência das regras do Código de Defesa do Consumidor, vez que o 1º apelante figura como fornecedor de produtos e serviços, enquanto a pessoa física como destinatária final, ou seja, consumidora, nos termos dos artigos e da Lei nº 8.078/90.

II. Dessarte, responde aquele pelos danos causados a esta objetivamente, não havendo necessidade de se perquirir sobre sua culpa, consoante dispõe o art. 14 da mesma Lei, desde que comprovada a falha na prestação dos serviços.

III. Em circunstâncias deste jaez, a providência de praxe que é tomada pela instituição financeira é o bloqueio do cartão de crédito para compras por meio da internet, sendo mantida a função para compras presenciais, o que não ocorreu no presente caso.

IV. Colhe-se dos autos que tão logo a consumidora tomou conhecimento das transações realizadas em seu cartão de crédito comunicou a instituição financeira, mas não fora tomada nenhuma providência, além do que fora emitida cobrança de fatura, com inclusão de compras não reconhecidas pela consumidora.

V. Com essas considerações, o 1º apelante incorreu em falha na prestação dos serviços, pois tinha o dever de garantir a segurança das transações realizadas por meio do cartão de crédito e não se desincumbiu do ônus de trazer aos autos fatos impeditivos, modificativos ou extintivos da pretensão autoral (CPC, art. 373, II).

VI. Sentença mantida.

VII. Apelos conhecidos e desprovidos. Unanimidade.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos, acordam os Senhores Desembargadores da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, por votação unânime, em conhecer e negar provimento aos recursos, nos termos do voto do Desembargador Relator.

Participaram do julgamento os Senhores Desembargadores Raimundo José Barros de Sousa (Presidente e Relator), José de Ribamar Castro e Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe.

Funcionou pela Procuradoria-Geral de Justiça o Dr. Teodoro Peres Neto.

Sessão Virtual da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, em São Luís, do período de 29 de março a 5 de abril de 2021.

Des. RAIMUNDO José BARROS de Sousa

Relator

RELATÓRIO

Trata-se de Apelações cíveis interpostas pelo BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A e por KIARA LENE VALENTE DE SOUZA, por seus respectivos advogados, inconformados com sentença proferida pelo Juízo de Direito da 16ª Vara Cível do Termo Judiciário de São...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT