Acórdão Nº 0900004-49.2016.8.24.0085 do Quarta Câmara de Direito Público, 28-04-2022

Número do processo0900004-49.2016.8.24.0085
Data28 Abril 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Público
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 0900004-49.2016.8.24.0085/SC

RELATOR: Desembargador DIOGO PÍTSICA

APELANTE: ESTADO DE SANTA CATARINA APELANTE: VICTORIA CENCI PERUZZO RÉU: OS MESMOS

RELATÓRIO

Na comarca de Coronel Freitas, Estado de Santa Catarina opôs embargos à execução contra Vitória Cenci Peruzzo.

À luz dos princípios da economia e celeridade processual, por sintetizar de forma fidedigna, adoto o relatório da sentença (Evento 14, 1G):

O Estado de Santa Catarina opôs embargos à execução n. 0300094-09.2016.8.24.0085, que lhe move Vitória Cenci Peruzzo em relação às astreintes fixadas na sentença, sustentando, em síntese, que embora não tenha fornecido o medicamento à embargada por um período de 2 (dois) meses no ano de 2015, está dando cumprimento à sentença. Aduziu o desvirtuamento da finalidade da multa processual aplicada e arguiu o enriquecimento sem causa da parte embargada. Pugnou pela procedência dos embargos, requerendo a extinção da execução ou, alternativamente, a diminuição de seu valor.

Foi deferido o efeito suspensivo da execução em apenso.

A parte embargada foi intimada e deixou de apresentar manifestação.

Os autos vieram conclusos.

É o relatório do essencial.

Devidamente instruída, a lide foi julgada nos seguintes termos (Evento 14, 1G):

Ante o exposto, com fulcro no art. 487, inciso I, do Código de Processo Civil, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os presentes embargos à execução, para reduzir a multa fixada pelo descumprimento da obrigação para o valor total de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Ante o princípio da sucumbência, considerando que as partes restaram vencedoras e vencidas, condeno a parte embargada ao pagamento de 50% das custas processuais, bem como de honorários advocatícios em benefício do procurador do embargante, os quais, a bem do disposto no art. 85, § 2º, do Código de Processo Civil, arbitro em 10% (dez por cento) do valor atribuído à causa. Ressalvo, no entanto, que a exigibilidade de tais encargos deverá permanecer suspensa, nos termos do art. 98, § 3º, do CPC.

Da mesma forma, condeno o embargante ao pagamento de honorários advocatícios em benefício do procurador da parte embargada, os quais, a bem do disposto no art. 85, § 2º, do Código de Processo Civil, fixo em 10% do valor total da condenação. Por outro lado, deixo de condenar o requerido ao pagamento do restante das custas processuais, em face da isenção prevista na Lei Complementar n.º 156/97.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Após o trânsito em julgado, traslade-se cópia desta decisão para os autos da execução em apenso e arquivem-se.

Irresignado, o Estado de Santa Catarina recorreu. Argumentou, em suma, que a pena de multa deve ser afastada em razão do cumprimento da obrigação e a vedação ao enriquecimento sem causa. Subsidiariamente, pugnou pela substituição das astreintes pelo sequestro de valores (Evento 21, 1G)

Vitória Cenci Peruzzo também recorreu. Sustentou que: a) a multa cominatória é instrumento processual adequado para buscar efetividade da tutela jurisdicional; b) o valor deve ser estipulado em importância considerável para consubstanciar o caráter coercitivo da medida; e c) deve haver ponderação entre a capacidade econômica do demandado e o proveito econômico que este obteria com o não cumprimento da ordem judicial (Evento 24, 1G).

Com contrarrazões (Eventos 30 e 33, 1G), os autos ascenderam ao Tribunal de Justiça.

A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se pelo conhecimento dos recursos para dar parcial provimento do recurso aviado pelo Estado de Santa Catarina, e desprover o reclamo de Vitória Cenci Peruzzo (Evento 13, 2G).

As partes foram intimadas para manifestarem-se acerca do óbito da executada (Evento 39, 2G).

É o relatório.

VOTO

Os recursos merecem ser conhecidos, porquanto tempestivos e preenchem os demais requisitos de admissibilidade.

Recebo os apelos em seus efeitos legais.

Em prelúdio, registro que as astreintes foram fixadas de acordo com o que previa o artigo 461 do Código de Processo Civil de 1973, vigente à época dos fatos:

Art. 461. Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou, se procedente o pedido, determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.

[...]

§ 4º O juiz poderá, na hipótese do parágrafo anterior ou na sentença, impor multa diária ao réu, independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatível com a obrigação, fixando-lhe prazo razoável para o cumprimento do preceito.

§ 5º Para a efetivação da tutela específica ou a obtenção do resultado prático equivalente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT