Acórdão Nº 2016.400542-9 do Quarta Turma de Recursos - Criciúma, 06-06-2017

Número do processo2016.400542-9
Data06 Junho 2017
Tribunal de OrigemAraranguá
Classe processualRecurso Inominado
Tipo de documentoAcórdão



ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO


TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


Quarta Turma de Recursos - Criciúma



Recurso Inominado n. 2016.400542-9, de Araranguá


Relator designado: Juiz Elleston Lissandro Canali


RECURSO INOMINADO - SENTENÇA ILÍQUIDA - APURAÇÃO DE VALORES QUE PODE SER EFETIVADA POR SIMPLES CÁLCULO ARITMÉTICO - EIVA INEXISTENTE.


"A preliminar recursal que versa sobre a iliquidez da sentença não merece prosperar, tendo em vista que basta simples cálculo aritmético para apurar o quantum debeatur. Ademais, somente é ilíquida a sentença quando não há nos autos meios de, por simples cálculo aritmético, apurar-se o montante devido. No caso, possível a realização dessa espécie de cálculos com base nos elementos contidos na própria petição inicial" (Recurso Inominado n. 2010.301090-2, da Comarca de Xanxerê, Juiz Relator: Selso de Oliveira).


"Ainda que a Lei nº. 9.099/95 exija a indicação do valor (art. 14, §1º, I) e vede a prolação de sentença ilíquida (art. 38, parágrafo único), verifica-se que a ausência de indicação do quantum na peça inicial constitui mera irregularidade que não se mostra suficiente para caracterizar a iliquidez do pedido" (Recurso Inominado n. 2013.301716-3, de São Miguel do Oeste Relator: Juiz Gustavo Emelau Marchiori).


RECURSO INOMINADO - POLICIAL MILITAR - REFLEXO DO ESTÍMULO OPERACIONAL E DO ADICIONAL NOTURNO SOBRE TERÇO DE FÉRIAS E GRATIFICAÇÃO NATALINA - SENTENÇA CONFIRMADA PELOS SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS - ART. 46 DA LEI Nº 9.099/95.


Consolidou-se no colendo Tribunal de Justiça Catarinense o entendimento segundo o qual os policiais civis e militares fazem jus ao reflexo do estímulo operacional e do adicional noturno sobre férias e gratificação natalina.


SENTENÇA - ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA RETROATIVAMENTE À DATA DA CITAÇÃO - IMPOSSIBILIDADE - VERBAS PRETÉRITAS NÃO ALCANÇADAS PELA DECISÃO ANTECIPATÓRIA.


Os efeitos da antecipação da tutela pretendida devem se dar a partir da sentença que a concedeu, reservando-se eventuais verbas pretéritas para o ulterior procedimento de execução.


Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado n. 2016.400542-9, da 1ª Vara Cível da Comarca de Araranguá, em que é Recorrente o Estado de Santa Catarina e Recorrido Ronaldo da Rosa:


ACORDAM, em Quarta Turma de Recursos - Criciúma, por maioria de votos, conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento, para modificar o marco inicial dos efeitos da antecipação da tutela. Vencido o Exmº Sr. Juiz Edir Josias Silveira Beck.


Participaram do julgamento, realizado nesta data, os Exmos. Srs. Juízes presentes à sessão.


Criciúma, 06 de junho de 2017.


Elleston Lissandro Canali


Relator designado p/ o acórdão


I - relatório


Dispensado o relatório, nos termos do art. 46, da Lei nº 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais), do art. 63, §§ 1º e 2º, do Regimento Interno das Turmas de Recursos do Sistema...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT