Acórdão Nº 2016.500130-5 do Quinta Turma de Recursos - Joinville, 17-08-2016

Número do processo2016.500130-5
Data17 Agosto 2016
Tribunal de OrigemGuaramirim
Classe processualRecurso Inominado
Tipo de documentoAcórdão



PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA


fls._______________


__________________


QUINTA TURMA DE RECURSOS DE JOINVILLE



PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA


fls._______________


__________________


QUINTA TURMA DE RECURSOS DE JOINVILLE



Recurso Inominado nº 2016.500130-5 de Guaramirim


Relator: Décio Menna Barreto de Araújo Filho


RECURSOS INOMINADOS. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.


CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. RELAÇÃO DE CONSUMO. APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. CARTÃO DE CRÉDITO BLOQUEADO INJUSTIFICADAMETNE. VIAGEM INTERNACIONAL. ALEGAÇÕES DO AUTOR COMPROVADAS. AUSÊNCIA DE CONTESTAÇÃO. REVELIA DECRETADA. FALTA DE COMPROVAÇÃO DAS ALEGAÇÕES DO RÉU. ÔNUS PROCESSUAL QUE LHE COMPETE POR FORÇA DA NORMA CONTIDA NO ARTIGO 350 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E NO ARTIGO 6º, VIII, DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. ATO ILÍCITO CONFIGURADO. BANCO AGIU DE FORMA NEGLIGENTE. RESPONSABILIDADE E CULPA OBJETIVAS. NEXO CAUSAL EVIDENCIADO. CONSTRANGIMENTOS E TRANSTORNOS QUE SUPERAM OS LIMITES DO MERO DISSABOR E/OU ABORRECIMENTO. DESNECESSÁRIA PROVA DO DANO MORAL SOFRIDO. DANO MORAL PRESUMIDO. SITUAÇÃO QUE CONFIGURA ABALO MORAL INDENIZÁVEL. DEVER DE INDENIZAR.


QUANTUM INDENIZATÓRIO QUE ATENDE AO PRIMADO DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE. FIXADO ADEQUADAMENTE, ATRIBUINDO-SE O CARÁTER PUNITIVO E COMPENSATÓRIO, ALÉM DO EFEITO PEDAGÓGICO. TRÊS DIAS DE VIAGEM INTERNACIONAL SEM PODER UTILIZAR O CARTÃO DE CRÉDITO. INEXISTÊNCIA DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.


PRINCÍPIO DA CONFIANÇA NO JUIZ DA CAUSA. MAIS PERTO DAS PARTES E DOS FATOS. PODE MELHOR DIMENSIONAR A SITUAÇÃO. DECISÃO DO JULGADOR DE PRIMEIRO GRAU PRESTIGIADA.


INCIDÊNCIA DE JUROS DE MORA. RELAÇÃO CONTRATUAL. INAPLICABILIDADE DA SÚMULA 54 DO STJ. ALTERAÇÃO DO TERMO INICIAL. REFORMA PARA INCIDÊNCIA DESDE A DATA DA CITAÇÃO. DANO MORAL. CORREÇÃO MONETÁRIA. INCIDE DESDE O ARBITRAMENTO. APLICAÇÃO DA SÚMULA 362 DO STJ.


RECURSOS DAS PARTES CONHECIDOS. RECURSO DO AUTOR DESPROVIDO. RECURSO DO BANCO RÉU PARCIALMENTE PROVIDO. SENTENÇA REFORMADA.


VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado nº 2016.500130-5 da Comarca de Guaramirim, onde figuram como Recorrentes e Recorridos CRISTIAN ALENCAR JUNCKES e BANCO DO BRASIL S/A.


ACORDAM, em Quinta Turma de Recursos, por unanimidade de votos, conhecer do recurso para dar-lhe parcial provimento para somente corrigir o termo inicial para incidência dos juros de mora e da correção monetária.


Em razão da sucumbência recíproca, condenam-se as partes ao pagamento de 50% das despesas processuais e dos honorários advocatícios, que fixo em 20% sobre o valor atualizado da condenação, na forma do art. 55, in fine, da Lei nº 9.099/95 c/c o § 2º do art. 85 do CPC, suspensa a exigibilidade das verbas do autor por força da concessão da Justiça Gratuita, nos termos do art. 12 da Lei nº 1.060/50 c/c o art. 98 e seguintes do CPC.


Presidiu e participou do julgamento o Juiz Yhon Tostes, além do Juiz Gustavo Marcos de Farias.


Joinville, 17 de agosto de 2016.


Décio Menna Barreto de Araújo Filho


Relator


RELATÓRIO


Dispensável a apresentação de relatório, nos termos do disposto no art. 63, § 1º da Resolução - CGJ/SC nº 04/07 e em conformidade com o Enunciado Cível nº 92.


VOTO


DO MARCO PARA INCIDÊNCIA DOS JUROS MORATÓRIOS E DA CORREÇÃO MONETÁRIA


Por não se tratar de relação extracontratual, é inaplicável a Súmula 54 do STJ e, por via de consequência, o termo inicial para incidência dos juros de mora não pode ser a data do evento danoso.


Assim, existindo relação contratual entre as partes, o marco inicial para incidência dos juros moratórios deve ser considerado a partir da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT