Acórdão Nº 5000285-75.2019.8.24.0040 do Terceira Câmara de Direito Civil, 15-03-2022

Número do processo5000285-75.2019.8.24.0040
Data15 Março 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoTerceira Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5000285-75.2019.8.24.0040/SC

RELATOR: Desembargador SAUL STEIL

APELANTE: SANDRO BORGES (RÉU) APELADO: MARIA SALETE BARRETO COSTA REBELO (AUTOR)

RELATÓRIO

Por brevidade, adoto o relatório elaborado pelo Douto Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da comarca de Laguna:

"MARIA SALETE BARRETO COSTA REBELO ajuizou a presente Ação de Despejo, com pedido de tutela antecipada, em face de SANDRO BORGES, objetivando a retomada do imóvel locado, bem como a condenação da parte requerida ao pagamento dos valores equivalentes ao IPTU em atraso até a data da desocupação.

Juntou documentos (Evento 01).

O pedido liminar foi deferido, consoante decisão acostada junto ao Evento 04, tendo sido determinada, inclusive, a citação da parte requerida.

O requerido, antes mesmo da sua citação, compareceu aos autos apresentando contestação e reconvenção. No ato, impugnou os argumentos deduzidos na petição inicial, bem como requereu a condenação da parte autora/reconvinda ao pagamento de indenização pela mudança e perda do lugar onde formou sua clientela, já que lá exercia atividade comercial (Evento 10).

O mandado de citação e intimação foi devidamente cumprido (Evento 11).

Em novo despacho, foi designada data para realização de audiência de conciliação e determinada a suspensão da ordem de despejo anteriormente concedida (Evento 14).

Realizada a audiência, a conciliação restou parcialmente exitosa, tendo as partes acordado uma data para desocupação do imóvel (Evento 22).

Posteriormente, o requerido depositou a chave do imóvel em Cartório (Evento 28), a qual fora recolhida pela autora (Evento 31).

Houve réplica e contestação à reconvenção (Evento 37).

Saneado o processo (Evento 41), as partes foram intimadas para manifestarem-se acerca das provas que pretendiam produzir.

Apenas a parte autora apresentou manifestação (Evento 45), oportunidade em que formulou novos pedidos a serem aditados à peça inicial (condenação do requerido ao pagamento das despesas que tenham ficado inadimplidas na data da desocupação - incluindo despesas de água e energia, bem como a condenação do requerido ao pagamento dos aluguéis vencidos nos meses de setembro e outubro de 2019 e, ainda, à reparação dos danos deixados no imóvel).

Convertido o julgamento em diligência, foi determinada a intimação da parte ré à manifestação acerca da concordância quanto aos pedidos apresentados pela autora (Evento 50), tendo este apresentado manifestação no Evento 56".

Sobreveio sentença (Evento 60 - 1G) na qual a magistrada Elaine Cristina de Souza Freitas julgou procedentes em parte os pedidos formulados na inicial, no seguintes termos:

"Ante o exposto, com fundamento no art. 487, I, do Código de Processo Civil, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos formulados pela parte autora, declarando extinto o feito e resolvido o mérito para:

a) condenar a parte requerida ao pagamento da quantia de R$1.600,00 (um mil e seiscentos reais), correspondente aos alugueis vencidos no período de setembro/2019 à outubro/2019, acrescidos de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária pelo INPC, ambos a contar da data em que cada prestação era devida;

b) condenar a parte requerida ao pagamento das faturas de água não quitadas durante o período de locação, acrescida de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária pelo INPC, ambos a contar da data do vencimento da prestação;

c) condenar a parte requerida ao pagamento das faturas de energia elétrica não quitadas durante o período de locação, acrescida de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária pelo INPC, ambos a contar da data do vencimento da prestação;

d) condenar a parte requerida ao pagamento dos valores relativos ao IPTU não quitado durante o período de locação, acrescido de juros de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT