Acórdão Nº 5000683-29.2019.8.24.0070 do Quinta Câmara de Direito Civil, 05-10-2021

Número do processo5000683-29.2019.8.24.0070
Data05 Outubro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5000683-29.2019.8.24.0070/SC

RELATOR: Desembargador RICARDO FONTES

APELANTE: ASSOCIACAO CATARINENSE DE EMISSORAS DE RADIO E TELEVISAO DE SANTA CATARINA - ACAERT (EXEQUENTE) APELADO: ASSOCIACAO DE RADIODIFUSAO COMUNITARIA E CULTURAL DE SALETE/SC (EXECUTADO)

RELATÓRIO

Adota-se, por oportuno, o relatório da sentença:

Trata-se de impugnação ao cumprimento de sentença interposto por ASSOCIACAO DE RADIODIFUSAO COMUNITARIA E CULTURAL DE SALETE/SC em face de ACAERT - ASSOCIACAO CATARINENSE DE RADIO E TELEVISAO, alegando, em síntese, que há nova normativa a respeito das rádios comunitárias e houve mudança do conceito de propaganda ou publicidade comercial, nos termos do art. 106 da Portaria n. 4334/2015, que dispõe sobre o serviço de radiodifusão comunitária.

Houve manifestação pelo impugnado (evento 12).

Na sequência, a autoridade judiciária acolheu a impugnação e extinguiu o cumprimento de sentença, cuja parte dispositiva se transcreve a seguir (evento 16 dos autos de origem):

Ante o exposto, ACOLHO a pretensão deduzida na presente impugnação ao cumprimento de sentença para declarar inexigível a astreintes e em consequência JULGO EXTINTO este cumprimento de sentença.

Custas pelo exequente/impugnado. Fixo honorários advocatícios em favor do impugnante no valor de R$ 1.000,00 (...), diante da baixa complexidade da causa.

Publique-se, registre-se e intimem.

Insatisfeito com o teor do comando, a exequente interpôs recurso de apelação (evento 23 da origem), suscitando, em síntese, que: a) as propagandas apresentadas quando do cumprimento de sentença possuem conteúdo que descumpre, inclusive, a atual Portaria n. 4334/2015; b) a portaria mencionada é contrária à própria legislação de regência do Serviço de Radiodifusão Comunitária, a qual veda que se informe preço ou condições de pagamento.

Requer, ao fim, a procedência integral do pleito recursal.

Contrarrazões ofertadas (evento 30 da origem).

Após, vieram os autos conclusos para julgamento.

VOTO

Na hipótese, infere-se que a apelada é prestadora de serviço de radiodifusão na forma de rádio comunitária, cujas diretrizes de criação, prestação do serviço e extinção encontram-se disciplinadas na Lei n. 9.612/1998.

A finalidade das rádios comunitárias é o "atendimento à comunidade beneficiada, com vistas a: dar oportunidade à difusão de ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade; oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social; prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário; contribuir...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT