Acórdão Nº 5000687-75.2020.8.24.0282 do Quarta Câmara de Direito Civil, 02-12-2021

Número do processo5000687-75.2020.8.24.0282
Data02 Dezembro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5000687-75.2020.8.24.0282/SC

RELATOR: Desembargador JOSÉ AGENOR DE ARAGÃO

APELANTE: ELISABETH LAPOLLI KOIKE (Inventariante) (AUTOR) APELANTE: GABRIEL LUIZ LAPOLLI KOIKE (Espólio) APELADO: USEBENS SEGUROS S/A (RÉU)

RELATÓRIO

Em face do princípio da celeridade processual, adota-se o relatório da sentença recorrida (evento 23), por sintetizar o conteúdo dos autos, in verbis:

"Cuida-se de ação ajuizada por ESPÓLIO DE GABRIEL LUIZ LAPOLLI KOIKE, representado por sua inventariante ELISABETH LAPOLLI KOIKE, contra USEBENS SEGUROS S/A, objetivando condenar a parte requerida ao pagamento da indenização securitária, em razão da morte do segurado Gabriel Luiz Lapolli Koike, liquidando o contrato a dívida assegurada.

Citada, a parte requerida apresentou contestação (Evento 13), arguindo, dentre outras questões, a ilegitimidade ativa do espólio.

A parte autora apresentou réplica (evento 19).

Vieram os autos conclusos".

Sentenciando, o Togado de primeiro grau julgou a lide nos seguintes termos:

"Ante o exposto, JULGO EXTINTA a demanda, sem resolução de mérito, em razão da ilegitimidade ativa para autora, na forma do art. 485, VI, do CPC.

Com a sucumbência pela parte requerente, nos termos do art. 90 do CPC, condeno-a ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, que fixo em 10% (dez por cento) sobre o valor atualizado da causa (CPC, art. 85, § 2º).

Publique-se. Registre-se. Intimem-se".

Inconformada, a parte autora interpôs recurso de apelação, pleiteando a reforma da sentença, julgando procedentes os pedidos principais, sob o argumento de que a jurisprudência majoritária entende que o espólio é parte legítima para perseguir cumprimento do contrato de seguro prestamista. Subsidiariamente, requer a devolução dos autos à origem para que seja oportunizada a retificação do polo ativo da demanda, com a inclusão dos herdeiros do segurado falecido (evento 27).

Contrarrazões apresentadas (evento 39).

Presentes os requisitos de admissibilidade dos recursos.

Os autos, então, ascenderam a esta Corte de Justiça.

É o relatório.

VOTO

Ab initio, sobreleva consignar que a sentença objurgada foi prolatada sob a vigência do Diploma Processual Civil de 2015, atraindo, portanto, a aplicação do Enunciado Administrativo n. 3 da Corte da Cidadania à hipótese em análise, in verbis:

"Aos recursos interpostos com fundamento no CPC/2015 (relativos a decisões publicadas a partir de 18 de março de 2016) serão exigidos os requisitos de admissibilidade recursal na forma do novo CPC".

O recurso de apelação interposto é cabível, tempestivo e preenche os requisitos de admissibilidade, razão pela qual defiro o seu...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT