Acórdão Nº 5001286-52.2019.8.24.0022 do Segunda Câmara de Direito Civil, 11-08-2022

Número do processo5001286-52.2019.8.24.0022
Data11 Agosto 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSegunda Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM Apelação Nº 5001286-52.2019.8.24.0022/SC

RELATOR: Desembargador MONTEIRO ROCHA

EMBARGANTE: ICATU SEGUROS S/A (RÉU)

RELATÓRIO

Trata-se de embargos declaratórios opostos por ICATU SEGUROS S/A, KARINE FATIMA DE MORAIS GONCALVES e DANIEL RAMOS contra ICATU SEGUROS S/A, KARINE FATIMA DE MORAIS GONCALVES e DANIEL RAMOS, em razão de sua insatisfação com a decisão colegiada do evento X.

Argumenta que houve obscuridade "quanto ao direito de devolução da reserva técnica formada pelo segurado não foi objeto de discussão nos autos, tendo o julgador incidido em decisão 'extrapetita'".

Cumprida a fase do art. 1.023, §2º, a parte embargada não se manifestou.

É o relatório.

VOTO

O recurso é tempestivo e não necessita de preparo.

Na forma do art. 1.022 do CPC "cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento; III - corrigir erro material", considerando-se omissa a decisão que: I - deixe de se manifestar sobre tese firmada em julgamento de casos repeetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento; II - incorra em qualquer das condutas descritas no art. 489, §1º".

Por isso, sua interposição deve indicar 'erro, obscuridade, contradição ou omissão' (CPC, art. 1.023).

Especificamente sobre a contradição que autoriza o manejo de embargos declaratórios, a jurisprudência do STJ ensina o seguinte:

"Os embargos declaratórios não constituem recurso de revisão, sendo inadmissíveis se a decisão embargada não padecer dos vícios que autorizariam a sua oposição (obscuridade, contradição e omissão).

"A contradição que autoriza os aclaratórios é a verificada entre trechos da própria decisão, seja entre os vários fundamentos ou entre estes e a parte dispositiva. Não é contraditória a decisão que firma entendimento contrário aos interesses da parte interessada (precedentes)" (STJ, 5ª T., rel. Min. Felix Fischer, EDcl no RHC 68.965/SC, j. 1-9-2016).

No mesmo sentido conhecida e repetida anotação feita por Theotônio Negrão ao art. 535 do CPC revogado:

"A contradição que autoriza os embargos de declaração é do julgado com ele mesmo, jamais a contradição com a lei ou com o entendimento da parte (...) nem a contradição com outra decisão proferida no mesmo processo" (NEGRÃO, Theotônio. Código de Processo Civil: e legislação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT