Acórdão Nº 5002830-78.2020.8.24.0139 do Quinta Câmara de Direito Público, 22-03-2022

Número do processo5002830-78.2020.8.24.0139
Data22 Março 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Público
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5002830-78.2020.8.24.0139/SC

RELATOR: Desembargador ARTUR JENICHEN FILHO

APELANTE: PEDRO MARCELO BATISTA DA SILVA (AUTOR) APELANTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS (RÉU) APELADO: OS MESMOS

RELATÓRIO

Diante do princípio da celeridade processual, adoto o relatório da sentença, evento 66, SENT1 :

Pedro Marcelo Batista da Silva, devidamente qualificado na exordial, promoveu a presente ação de concessão de auxílio-acidente em face do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, também já qualificado nos autos.

Aduz, em suma, que recebeu auxílio-doença pelo período de 23/07/2017 a 18/10/2017, diante de acidente de trajeto com fratura da clavícula esquerda, com extensão dos ligamentos joelho esquerdo; que, em razão do acidente, possui lesão consolidada com redução/limitação da capacidade laboral, dor crônica, deformidade, perda de sensibilidade, perda anatômica, dor no ombro, inchaço, edema, instabilidade na perna, proeminência óssea sobre a pele, dificuldade de caminhar e suportar peso sobre a perna, agachar e fazer flexão e dificuldade de realizar tarefas básicas; que, desde a ocorrência do acidente, exerce a atividade laboral como conferente/carga e descarga, no entanto, diante da redução laboral, passou a sentir extrema dificuldade em realizar os movimentos na rotina do trabalho; que, diante da redução laboral, o INSS deveria ter lhe concedido o auxílio-acidente desde 18/10/2017. Postula, assim, a concessão do benefício de auxílio-acidente (evento 01).

Deferida a justiça gratuita e determinado a realização de perícia técnica (evento 03).

O INSS juntou petição alegando a incompetência da Justiça Estadual para julgar o feito (evento 11), o que foi afastado na decisão proferida no evento 14.

Apresentado o laudo pericial no evento 51, o INSS foi citado e apresentou contestação alegando, preliminarmente, a incompetência da Justiça Estadual. No mérito, rechaçou os argumentos expostos na exordial, requerendo a improcedência total da presente ação (evento 57).

A parte autora juntou manifestação acerca do laudo (evento 63) e réplica (evento 64).

Os autos vieram conclusos.

Após, sobreveio sentença, evento 66, SENT1:

FUNDAMENTO E DECIDO.

Versam os presentes autos sobre "ação de concessão de auxílio-acidente" promovida por Pedro Marcelo Batista da Silva em face do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

As partes são legítimas. Há interesse jurídico e o pleito é juridicamente possível, assim como as partes estão devidamente representadas.

De início, afasto a preliminar aventada pelo INSS pelos fundamentados já expostos no evento 14.

No que se refere ao mérito, pretende a parte autora a concessão do benefício de auxílio-acidente, sob o argumento de que possui redução de capacidade laboral, diante de acidente sofrido.

Com efeito, o art. 86, da Lei nº 8.213/91 preceitua sobre o benefício pleiteado, a saber:

Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. - destaquei.

Todavia, ante as provas acostadas aos autos, em especial diante do laudo pericial colacionado no evento 51, verifica-se que autor não faz jus ao benefício pleiteado.

Nesse sentido, extrai-se do laudo pericial que o movimento pendular dos membros superiores do autor encontram-se simétricos; que o "manuseio uni e bimanual" encontra-se "preservado sem restrições"; que, o autor possui "Massa muscular simétrica/preservada dos segmentos que são queixa do(a) autor(a) (braços e antebraços) mensurado com fita métrica." (Evento 51, LAUDO1, p. 5)

Por fim, concluiu o expert que o autor não possui patologia ativa incapacitante para o labor ((Evento 51, LAUDO1, p. 7)

Ainda, importante mencionar que o autor continua laborando na mesma função que exercia à época do acidente, não havendo prova contundente de que seu trabalho restou prejudicado em razão do acidente.

Ademais, cumpre salientar que o exame juntado pelo autor no evento 46, EXMMED2, evidencia não haver "deformidades ósseas ou pseudoartrose", bem como demonstra que o demandante possui fratura consolidada, como bem observou o perito no evento 51.

Diante de tais considerações, conclui-se que o autor não possui doenças incapacitantes ou redução de capacidade laboral.

Em tempo, deve-se salientar, que competia ao demandante provar os fatos constitutivos de seu direito e a veracidade das suas alegações, nos moldes do art. 373, inciso I, do Código de Processo Civil.

[...]

Por tais considerações, in casu, a improcedência dos pedidos é medida que se impõe.

Ante o exposto, com fulcro no art. 487, I, do CPC, JULGO IMPROCEDENTE o pedido formulado na inicial, porquanto a perícia concluiu que o autor não possui sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho.

Tendo em vista o princípio da sucumbência, com fulcro no art. 85, §3º e 8º do NCPC, CONDENO a parte autora ao pagamento das custas processuais, e ao pagamento dos honorários advocatícios em favor do procurador da autarquia ré, os quais fixo em R$2.000,00 (dois mil reais), ficando sobrestada a exigibilidade de tais verbas tendo em vista a incidência do artigo 12 da Lei 1.060/50.

Expeça-se alvará em favor do perito.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Transitado em julgado, arquive-se.

Ambas as partes interpuseram recurso de apelação.

O autor interpôs recurso de apelação, evento 78, APELAÇÃO1, alegando fazer jus ao benefício auxílio-acidente após a cessação do auxílio-doença em 18.10.2017, em razão do acidente por ele sofrido ter deixado sequelas que reduziram sua capacidade laboral.

Alega, ainda, que o laudo pericial é inconclusivo, com respostas incompletas, deficitário, e que o conjunto probatório comprova a necessidade de maior esforço para realizar as funções desempenhadas pela parte.

A autarquia, por sua vez, evento 70, APELAÇÃO1, sustenta que deve ser imputada ao Estado de Santa Catarina, o dever de ressarcir o INSS pelos valores pagos adiantados, referente aos honorários periciais, em razão da sentença de improcedência dos pedidos iniciais e ao fato de o art. 129, parágrafo único da Lei n. 8.213/91, garantir a isenção legal do beneficiário ao pagamento das despesas processuais.

Após serem intimadas para apresentarem contrarrazões, apenas o INSS apresentou, evento 86, CONTRAZ1.

Devido às reiteradas manifestações de inexistência de interesse no feito pela Procuradoria-Geral de Justiça em casos análogos, os autos não foram encaminhados ao Órgão Ministerial de Segunda Instância.

Este é o relatório.

VOTO

Os recursos serão conhecidos, porquanto presentes os pressupostos de admissibilidade.

Recurso do autor.

A parte autora alega que sofreu um acidente quando exercia a função de conferente de carga e descarga, devidamente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT