Acórdão Nº 5006214-24.2020.8.24.0018 do Quarta Câmara de Direito Público, 24-03-2022

Número do processo5006214-24.2020.8.24.0018
Data24 Março 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Público
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5006214-24.2020.8.24.0018/SC

RELATOR: Desembargador DIOGO PÍTSICA

APELANTE: NEUSA TEREZINHA BUENO FLORES (AUTOR) APELANTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS (RÉU) APELADO: OS MESMOS

RELATÓRIO

Na comarca de Chapecó, Neusa Terezinha Bueno Flores ajuizou "ação acidentária" contra Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

À luz dos princípios da economia e celeridade processual, por sintetizar de forma fidedigna, adoto o relatório da sentença (Evento 51, 1 G):

Trata-se de Ação Acidentária ajuizada por NEUSA TEREZINHA BUENO FLORES em desfavor do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, discutindo-se a concessão de benefício previdenciário de natureza acidentária.

Alega a parte autora, como fundamento de sua pretensão, ter sofrido acidente de trabalho que acarretou a incapacidade para o desempenho de suas atividades habituais.

Requer a procedência dos pedidos iniciais e a produção de prova pericial.

Citado, o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS apresentou contestação (Evento 6). Sustenta, em síntese, que a parte autora não apresenta incapacidade laborativa e, por isso, requer a improcedência do pedido inicial.

Houve réplica (Evento 9).

O Ministério Público manifestou-se pela desnecessidade de sua intervenção no feito (Evento 12).

Determinada a produção de prova pericial, veio aos autos o laudo pericial correspondente (Evento 32).

A parte autora requereu a complementação do laudo (Evento 38).

O auxiliar da justiça trouxe aos autos o laudo complementar (Evento 43).

As partes apresentaram as suas manifestações finais (Eventos 47 e 49).

É o relatório.

Devidamente instruída, a lide foi julgada nos seguintes termos (Evento 51, 1 G):

Ante o exposto, com fundamento no inciso I do artigo 487 do Código de Processo Civil, JULGO IMPROCEDENTES os pedidos iniciais formulados por NEUSA TEREZINHA BUENO FLORES em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS.

Sem condenação em custas e honorários de sucumbência, porquanto a parte autora litiga sob isenção legal (art. 129, parágrafo único, da Lei nº 8.213/91; artigo 4º, inciso III, Lei n. 17.654/2018).

Os honorários periciais deverão ser pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (artigo 8º, § 2º, Lei n. 8.620/1993; enunciado V do Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina).

Caso a remuneração do perito nomeado ainda não tenha sido depositada em conta vinculada ao processo, intime-se a autarquia previdenciária para realizar o pagamento e, em seguida, expeça-se alvará judicial para a liberação dos valores.

Publicação e registro automáticos. Intimem-se.

Transitada em julgado, arquivem-se.

Irresignada, Neusa Terezinha Bueno Flores recorreu. Argumentou que: a) o laudo pericial é genérico em suas informações, sendo necessária sua anulação e a confecção de novo exame técnico; e b) a segurada faz jus à concessão do auxílio-acidente (Evento 62, 1G).

A autarquia previdenciária também recorreu, pugnando que seja atribuída ao Estado de Santa Catarina a responsabilização pelo pagamento dos honorários periciais. Por fim, requereu o prequestionamento da matéria (Evento 55, 1G).

Sem contrarrazões, os autos ascenderam ao Tribunal de Justiça.

A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se pela ausência de interesse na causa (Evento 16, 2G).

É o relatório.

VOTO

1. Juízo de admissibilidade

Os recursos são tempestivos e preenchem os demais requisitos de admissibilidade, motivo pelo qual merecem conhecimento.

Recebo os apelos em seus efeitos legais.

2. Recurso da requerente

In casu, a requerente alega padecer de doença ocupacional, a qual lhe causa diminuição da capacidade laboral.

Realizada a perícia sob o crivo do contraditório, foi emitido laudo elaborado por expert nomeado em juízo, Dr. Rafael Ricardo Lazzari, CRM/SC 4070 concluindo, categoricamente, pela capacidade laboral da segurada (Evento 32, 1G).

É o que se extrai da síntese do referido exame pericial:

Vejo que apresenta redução da capacidade funcional sem repercussão na capacidade laboral. Sua patologia está compensada e estabilizada.

Registre-se que o laudo complementar (Evento 43, 1G) ratificou as conclusões do exame técnico original.

1. A autora apresenta LUMBAGO COM CIÁTICA CID M54.4?

R: Apresenta degenerações discais dentro do esperado.

2. Considerando que já restou reconhecido o nexo das doenças que acometem a autora com o todo seu labor, conforme sentença n. 0007799-46.2013.8.24.0018 as doenças/lesões agravaram-se desde então?

R: Degenerações fazem parte do envelhecimento.

3. As doenças/lesões incapacitantes são temporárias ou permanentes? Total ou parcial?

R: Sua performance está dentro do esperado para a faixa etária.

4. Não sendo incapacitante, esta doença impede a periciada de exercer as mesmas atividades que exercia antes da lesão que era de auxiliar de limpeza, conforme laudo judicial?

R: Poderá realizar qualquer atividade compatível com sua idade, sexo e grau de escolaridade.

5. Considerando a atual atividade, que demanda esforço nos membros afetados também porta incapacidade?

R: Ver quesito "3".

6. Pelo atual quadro clínico da autora, é possível concluir que ela pode continuar a exercer as mesmas atividades acima referidas? Quais as consequências que podem gerar se continuar trabalhando?

R: Ver quesito "4".

7. Se devido as doenças/lesões existentes, a capacidade laboral foi reduzida, ainda que em grau leve ou levíssimo, frente ao período que não às possuía?

R: Nossa performance braçal , não necessariamente a intelectual, involui com a idade.

8. Demanda de maiores esforços para realizar as mesmas tarefas que anteriormente realizava?

R: Esforço é empregar mais força ou empenho em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados. Fazer um esforço pode ser utilizado para força física, intelectual ou moral. Neste caso estamos falando de força física. A força , para deslocar um determinado objeto, sempre será a mesma. As dificuldades vão depender de quem as faz. No caso,em pauta, sua performance braçal é de uma pessoa com 56 anos.

9. Em uma competição com pessoas saudáveis, considerando o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT