Acórdão Nº 5009415-47.2022.8.24.0020 do Terceira Câmara Criminal, 09-08-2022

Número do processo5009415-47.2022.8.24.0020
Data09 Agosto 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoTerceira Câmara Criminal
Classe processualAgravo de Execução Penal
Tipo de documentoAcórdão
Agravo de Execução Penal Nº 5009415-47.2022.8.24.0020/SC

RELATOR: Desembargador RICARDO ROESLER

AGRAVANTE: DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA (AGRAVANTE) AGRAVADO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (AGRAVADO)

RELATÓRIO

Trato de recurso de agravo em execução interposto por Diego Torres, inconformado com a decisão prolatada pela Juíza de Direito da Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma, que homologou o PAD e reconheceu a prática da infração disciplinar de natureza grave (Seq. 167.1 - SEEU).

Em suas razões, o agravante postulou o provimento do recurso para que seja absolvido da infração disciplinar, eis que não redigiu, não assinou e não anuiu com o conteúdo do bilhete encontrado em sua posse (1.1).

Em contrarrazões o Ministério Público se manifestou pelo conhecimento e não provimento do agravo interposto (8.1). Após, em juízo de retratação, a Magistrada manteve seu posicionamento (10.1).

A douta Procuradoria-Geral de Justiça, em parecer da lavra do Exmo. Dr. Gilberto Callado de Oliveira, manifestou-se pelo desprovimento do recurso (7.1).

VOTO

As infrações disciplinares no âmbito penal constamos arts. 50 e 52 da Lei de Execução Penal, com complementação de seu art. 39, II e V, nos termos seguintes:

Art. 50. Comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que:

I - incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina;

II - fugir;

III - possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem;

IV - provocar acidente de trabalho;

V - descumprir, no regime aberto, as condições impostas;

VI - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei.

VII - tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo. (Incluído pela Lei nº 11.466, de 2007)

VIII - recusar submeter-se ao procedimento de identificação do perfil genético. ( Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se, no que couber, ao preso provisório. [...].

Art. 52. A prática de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasionar subversão da ordem ou disciplina internas, sujeitará o preso provisório, ou condenado, nacional ou estrangeiro, sem prejuízo da sanção penal, ao regime disciplinar diferenciado, com as seguintes características: [...].

Art. 39. Constituem deveres do condenado:

[...] II -...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT