Acórdão Nº 5009990-89.2021.8.24.0020 do Quarta Câmara de Direito Civil, 11-08-2022

Número do processo5009990-89.2021.8.24.0020
Data11 Agosto 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5009990-89.2021.8.24.0020/SC

RELATOR: Desembargador HELIO DAVID VIEIRA FIGUEIRA DOS SANTOS

APELANTE: VANI ANACLETO (AUTOR) APELADO: BANCO C6 CONSIGNADO S.A. (RÉU)

RELATÓRIO

Vani Anacleto apelou da sentença por meio da qual, nos autos da "ação declaratória de inexistência de vínculo jurídico c/c indenização por danos morais" proposta contra Banco C6 Consignado S.A. em razão de descontos supostamente indevidos em benefício previdenciário, o juízo da origem julgou improcedentes os pedidos da inicial, ao argumento de que a ré apresentou documento que comprova contratação do crédito, e a autora não o impugnou (ev. 33 - PG).

Em suas razões a demandante defende, em síntese, o cerceamento de prova ante o julgamento antecipado da lide sem a produção da perícia grafotécnica requerida desde a inicial. Requer, por isso, a cassação da sentença e retorno à origem para que a ré apresente a via original do contrato e que ele seja periciado na forma pleiteada (ev. 37 - PG).

O recurso é tempestivo e a autora beneficiária da justiça gratuita.

Contrarrazões do ev. 42 - PG.

Este é o relatório.

VOTO

Presentes os requisitos de admissibilidade, conheço do recurso.

Objetivamente, constata-se a ocorrência do cerceamento de prova.

Extrai-se dos autos que logo após a apresentação de cópia dos comprovantes da contratação no ev. 22 - PG, o juízo a quo sentenciou a demanda, apontando que "A lisura do instrumento contratual, por sua vez, não foi questionada pelo(a) autor(a), o que leva à presunção de que, dadas as evidências apresentadas e não derruídas, houve de fato a contratação do mútuo".

Nada obstante, a ausência de manifestação da autora sobre a apresentação desses documentos pode justificar, se muito, apenas a sua concordância com a apresentação tardia de prova documental, a julgar que a ré os apresentou somente após a réplica; logo, não implica concordância com o conteúdo ou desistência das provas já requeridas.

A negativa da contratação é o cerne dessas repetitivas demandas, e a autora já havia requerido na inicial, de maneira expressa e bem definida -- não genérica --, que a requerida depositasse em cartório a via original dos contratos que fundamentam os descontos (contrato de empréstimo consignado e cédula de crédito bancário n. 010011040490), e que sobre eles fosse realizada perícia grafotécnica (pedidos "m" e "n" - ev. 1, doc. 1, p. 5 - PG).

Ou seja, de antemão, a autora já havia impugnado a autenticidade da documentação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT