Acórdão Nº 5015048-19.2021.8.24.0038 do Segunda Câmara de Direito Público, 25-10-2022

Número do processo5015048-19.2021.8.24.0038
Data25 Outubro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSegunda Câmara de Direito Público
Classe processualApelação
Tipo de documentoAcórdão
Apelação Nº 5015048-19.2021.8.24.0038/SC

RELATOR: Desembargador SÉRGIO ROBERTO BAASCH LUZ

APELANTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS (RÉU) APELADO: CARLOS EDUARDO GONCALVES CORREA (AUTOR)

RELATÓRIO

Trata-se de recurso de apelação cível interposto pelo INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS contra a sentença que, na ação acidentária ajuizada por CARLOS EDUARDO GONCALVES CORREA, julgou procedente o pedido formulado, a fim de conceder auxílio-acidente ao segurado (evento 49, SENT1).

O INSS se insurge e sustenta, em síntese, a ausência de interesse processual pela inexistência de prévio requerimento administrativo, bem como de pedido de prorrogação de auxílio-doença. Nesse sentido, defende que não teve oportunidade de se manifestar acerca das lesões após a consolidação das sequelas.

À luz das exposições, requer a extinção do feito sem resolução de mérito ou, subsidiariamente, pugna que a concessão do benefício seja a partir da citação (evento 56, APELAÇÃO1).

É o relatório.

VOTO

1. Cumpre registrar que a sentença de primeiro grau de fato não se submete ao reexame necessário (art. 496, § 3º, I, do CPC), porquanto evidente que a condenação não alcançará a quantia de R$ 1.045.000,00 (um milhão e quarenta e cinco mil reais).

Não havendo reexame necessário, resta, portanto, analisar somente a matéria contra a qual expressamente se insurgiu a autarquia, conforme o princípio tantum devolutum quantum appellatum.

2. Sobre a falta de interesse de agir, diante da ausência de pedido de prorrogação, assim como pela consolidação da mazela não ter sido levada ao conhecimento do INSS.

O Superior Tribunal Federal, por meio do Exmo. Min. Roberto Barroso, ao julgar o Recurso Extraordinário n. 631.240/MG, dotado de Repercussão Geral - Tema 350, assentou o entendimento de que, em regra, nas ações previdenciárias, configura-se o interesse de agir quando houver prévio requerimento administrativo, com ressalva aos casos de revisão, restabelecimento ou manutenção de benefício anteriormente recebido.

No rumo, o Superior Tribunal de Justiça consignou através do Tema 660, também em sede de Recurso Repetitivo que:

1. O Plenário do Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 631.240/MG, sob rito do artigo 543-B do CPC, decidiu que a concessão de benefícios previdenciários depende de requerimento administrativo, evidenciando situações de ressalva e fórmula de transição a ser aplicada nas ações já ajuizadas até a conclusão do aludido julgamento...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT