Acórdão Nº 5015353-20.2021.8.24.0000 do Segunda Câmara de Direito Comercial, 23-08-2022

Número do processo5015353-20.2021.8.24.0000
Data23 Agosto 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSegunda Câmara de Direito Comercial
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoAcórdão
Agravo de Instrumento Nº 5015353-20.2021.8.24.0000/SC

RELATOR: Desembargador NEWTON VARELLA JUNIOR

AGRAVANTE: PRIME - INDUSTRIA E COMERCIO DE ESQUADRIAS LTDA AGRAVADO: ANA JANETE FELIPPE FAUST AGRAVADO: ALEXANDRE FERNANDES DA SILVA

RELATÓRIO

Trata-se de Agravo de Instrumento interposto por Prime - Indústria e Comércio de Esquadrias Ltda. em face de decisão proferida pela MM. Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Tubarão que, nos autos da "Execução de título extrajudicial", indeferiu o pedido de penhora por simples termo, sob o argumento de que a penhora de bem móvel exige a prévia apreensão e depósito do bem, seguido de avaliação e adjudicação ou leilão (Eventos 98 e 109 dos autos originários).

Em suas razões recursais, a parte agravante busca a reforma da decisão, sob a alegação de que inexiste qualquer obrigação legal de prévia apreensão e depósito do bem para realização da penhora das motocicletas por termo nos autos e que sua pretensão encontra amparo no artigo 845 caput e § 1º do Código de Processo Civil.

Contrarrazões no Evento 15.

É o relato necessário.

VOTO

Conheço do recurso, eis que presentes os devidos pressupostos.

Pleiteia o recorrente a reforma da decisão que indeferiu o pedido de penhora das motocicletas de propriedade do agravado Alexandre por simples termo, sob o argumento de que a penhora de bem móvel exige a apreensão e depósito do bem, seguido de avaliação e adjudicação ou leilão (Eventos 98 e 109 dos autos originários).

Pois bem.

O artigo 845 do Código de Processo Civil aduz que "[...] Efetuar-se-á a penhora onde se encontrem os bens, ainda que sob a posse, a detenção ou a guarda de terceiros. § 1º A penhora de imóveis, independentemente de onde se localizem, quando apresentada certidão da respectiva matrícula, e a penhora de veículos automotores, quando apresentada certidão que ateste a sua existência, serão realizadas por termo nos autos. [...]". (destaquei).

Nesse viés, assiste razão o agravante.

Com efeito, do texto do artigo em comento, é possível verificar que a penhora de veículos se dá com a apresentação de certidão que ateste a sua existência, e que tal penhora é realizada por termo nos autos, sendo desnecessária, pois, a prévia apreensão e depósito do bem, como disposto na decisão recorrida.

Dá análise do Evento 57 - PRECATORIA99 e 100, constata-se que o agravante apresentou as certidões relativas às motocicletas em nome do agravado Alexandre, as quais pretende a realização da penhora...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT