Acórdão Nº 5017769-58.2021.8.24.0000 do Quarta Câmara de Direito Civil, 30-09-2021

Número do processo5017769-58.2021.8.24.0000
Data30 Setembro 2021
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Civil
Classe processualConflito de Competência Cível
Tipo de documentoAcórdão
Conflito de Competência Cível Nº 5017769-58.2021.8.24.0000/SC

RELATOR: Desembargador HELIO DAVID VIEIRA FIGUEIRA DOS SANTOS

SUSCITANTE: Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau SUSCITADO: Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Joaçaba

RELATÓRIO

Trata-se, na origem, de ação de reparação de danos decorrente de acidente de trânsito distribuída sob o n. 5004332-67.2020.8.24.0037, proposta por Celesc Distribuição S.A. contra Luiz Carlos Ramos.

O Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Joaçaba, declinou de ofício da competência, sob o argumento de que o sinistro ocorreu na Comarca de Campos Novos e a autora possui sede na cidade de Florianópolis, não podendo ser considerada sua sede regional naquela cidade. Além disso, a parte ré tem domicílio na Comarca de Blumenau, o que justifica a remessa dos autos para processamento e julgamento naquela Comarca (PG, Ev. 7).

Ao receber o processo, o MM. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau suscitou o presente conflito negativo de competência, com base na impossibilidade de declinação de ofício da competência territorial (Súmula 33 do STJ) e na aplicabilidade do art. 53, inc. V, do CPC (PG, Ev. 15).

Foi realizado despacho de admissibilidade (SG, Ev. 6).

Este é o relatório.

VOTO

1. De início, saliento que o presente conflito negativo de competência está devidamente instruído para a apreciação, mostrando-se desnecessárias as informações dos juízos de origem, eis que se manifestaram nas decisões que declinaram a competência e que suscitaram o presente conflito, razão pela qual foram dispensadas no despacho do Ev. 6.

Também não se trata de hipótese de intervenção do Ministério Público, nos termos do art. 951, parágrafo único, do CPC, embora esteja cadastrado como interessado nos autos.

2. Trata-se de conflito negativo de competência instaurado entre o Juízo de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Joaçaba (Suscitado) e o Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau (Suscitante), nos autos de ação de acidente de trânsito que lesou o patrimônio da autora.

O incidente foi instaurado pelo juízo do local de domicílio do réu (Blumenau) ao argumento de que a competência para o processamento e julgamento da ação é relativa e, portanto, não declinável de ofício. Além disso, segundo prevê o art. 53 do CPC, a ação poderia ter sido proposta no domicílio do autor (Joaçaba) local em que possui sede regional, ou do local dos fatos (Campos Novos).

O Código de Processo Civil estatui que:

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT