Acórdão Nº 5029578-11.2022.8.24.0000 do Sétima Câmara de Direito Civil, 04-08-2022

Número do processo5029578-11.2022.8.24.0000
Data04 Agosto 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSétima Câmara de Direito Civil
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoAcórdão
Agravo de Instrumento Nº 5029578-11.2022.8.24.0000/SC

RELATOR: Desembargador ÁLVARO LUIZ PEREIRA DE ANDRADE

AGRAVANTE: BANCO BRADESCO S.A. AGRAVADO: BOFF & CE LTDA

RELATÓRIO

Trata-se de agravo de instrumento interposto por Banco Bradesco S/A contra decisão interlocutória que, na "ação declaratória de inexistência de débito c/c repetição de indébito com pedido liminar para cessação de descontos em conta e enriquecimento ilícito e da exibição dos contratos de operações financeiras de antecipações" movida em face de Boff & CE Ltda. (autos n. 5007335-13.2022.8.24.0020), deferiu o pedido de tutela provisória, determinando que os réus suspendessem os descontos relativos às operações financeiras discutidas no feito, bem como se abstivessem de negativar o nome da parte autora, no prazo de 5 (cinco) dias, sob pena de multa de R$ 500,00 até o limite de R$ 20.000,00.

Aduziu, em síntese, que a multa imposta é desnecessária, pois, a seu ver, poderá causar o enriquecimento da acionante. Salientou o fato de se tratar de empresa de grande porte, circunstância que dificulta o cumprimento da obrigação no prazo assinalado. Pontuou, ainda, a ausência de razões que justifiquem a cominação da referida penalidade, devendo ser afastada. Em caráter subsidiário, postulou: (i) a redução do quantum arbitrado, e (ii) seja "deferido prazo razoável para cumprimento da mesma de no mínimo 30 (trinta) dias, contados a partir da decisão definitiva do presente recurso".

O pedido de efeito suspensivo foi parcialmente deferido (Evento 10).

Intimada, a parte agravada não apresentou contrarrazões (Evento 17).

É o suficiente relatório.

VOTO

Presentes os requisitos legais de admissibilidade, merece conhecimento o recurso.

Pretende a instituição financeira demandada a edição de provimento recursal que lhe assegure a reforma da decisão agravada, especificamente no que se refere à penalidade aplicada, requerendo sua exclusão. Caso mantida, postula a redução do quantum arbitrado, bem como o elastecimento do prazo de 5 (cinco) dias assinalado pelo juízo de origem.

Adianta-se, desde logo que, conforme mencionado na decisão em que houve a análise do pedido de antecipação da tutela recursal (Evento 10, Eproc2G), o recurso merece ser parcialmente acolhido.

Na vertente hipótese, observa-se que o magistrado de primeiro grau deferiu o pleito de tutela antecipada formulado na petição inicial, a fim de que fossem suspensos os descontos lançados na conta de titularidade da autora (Banco Bradesco, Agência 2170, Conta 61180-8) , relativos às operações bancárias objeto de discussão na demanda.

Aliado a isso, determinou a abstenção de registro do nome da acionante junto aos cadastros de inadimplentes. Para tanto, estabeleceu que a medida seja atendida no prazo de 5 (cinco) dias, sob...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT