Acórdão Nº 5043118-29.2022.8.24.0000 do Primeira Câmara Criminal, 25-08-2022

Número do processo5043118-29.2022.8.24.0000
Data25 Agosto 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoPrimeira Câmara Criminal
Classe processualConflito de Jurisdição
Tipo de documentoAcórdão
Conflito de Jurisdição Nº 5043118-29.2022.8.24.0000/SC

RELATORA: Desembargadora ANA LIA MOURA LISBOA CARNEIRO

SUSCITANTE: Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú SUSCITADO: Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú

RELATÓRIO

Trata-se de conflito negativo de competência deflagrado pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú, em desfavor da Magistrada titular da unidade jurisdicional da 2ª Vara Criminal desta mesma Comarca.

Divergem os Juízes, em breve síntese, exclusivamente sobre a competência para o prosseguimento da ação penal após a inviabilidade de citação pessoal, o que ensejaria, a priori, a remessa dos autos do Juizado Especial Criminal ao Juízo comum.

Para a suscitada, como o acusado encontra-se em local incerto e não sabido, e sendo esta unidade jurisdicional privativa apenas em relação às infrações de menor potencial ofensivo, é primordial a redistribuição do feito entre ambas as Varas com competência de crimes comuns (1ª e 2ª) para efetivação da citação ficta. Alerta, nesse sentido, que embora também tenha competência para análise dos crimes de natureza comum, a medida é salutar para redistribuição equânime dos acervos.

Já o suscitante, embora reconheça a necessidade de citação editalícia, o que afastaria a competência do Juizado Especial Criminal, alerta que o delito em voga não é de sua competência exclusiva, de modo que, por se tratar de crime cuja competência é concorrente a ambos os Juízos, a medida adequada seria a manutenção dos autos naquela unidade, para onde inicialmente foram distribuídos.

Lavrou parecer pela Douta Procuradoria-Geral de Justiça o Exmo. Sr. Dr. Hélio José Fiamoncini, que opinou pelo acolhimento do conflito de competência (evento 14).

Este é o relatório.

VOTO

1. Da admissibilidade

Presentes os pressupostos objetivos e subjetivos de admissibilidade, conheço do presente conflito de competência.

2. Do mérito

De início, para melhor elucidação da controvérsia, convém salientar que a ação penal alvo do presente conflito foi deflagrada perante a 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú para apuração do delito de resistência, previsto no art. 329, caput, do Código Penal.

Como não foi possível realizar a citação pessoal do acusado, a Magistrada, com competência exclusiva sobre a apuração das infrações de menor potencial ofensivo, determinou a redistribuição do feito ao Juízo Comum, nos termos do parágrafo único do art. 66 da Lei n. 9.099/1995. Alertou, ademais, que embora também tenha competência para análise dos crimes de natureza comum, a medida é salutar para redistribuição equânime dos acervos.

Em contrapartida, o Juiz daquela unidade jurisdicional, entendeu pela manutenção da competência do Juízo da 2ª Vara Criminal, uma vez que além da atividade atinente ao Juizado Especial Criminal, a citada Vara possui competência concorrente para apreciação dos crimes de natureza comum, razão pela qual incidente a regra de prevenção.

Razão assiste ao suscitante.

É que conforme bem apontado pelo Magistrado da 1ª Vara Criminal, em que pese o juízo suscitado detenha competência privativa sobre as infrações de menor potencial ofensivo, também é competente, de forma concorrente, pela distribuição dos crimes comuns.

Nesse contexto, extrai-se o teor da Resolução n. 19/2006 desta Corte Estadual, ato normativo responsável pela alteração de competência da 1º e 2º Vara Criminal da comarca de Balneário Camboriú, in verbis:

Art. 1º - Compete...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT