Acórdão Nº 5053203-74.2022.8.24.0000 do Quinta Câmara Criminal, 06-10-2022

Número do processo5053203-74.2022.8.24.0000
Data06 Outubro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara Criminal
Classe processualHabeas Corpus Criminal
Tipo de documentoAcórdão
Habeas Corpus Criminal Nº 5053203-74.2022.8.24.0000/SC

RELATOR: Desembargador LUIZ CESAR SCHWEITZER

REPRESENTANTE LEGAL DO PACIENTE/IMPETRANTE: PATRICIA PINTO DA SILVA (Impetrante do H.C) PACIENTE/IMPETRANTE: JOSE ARILDO DE CASTRO (Paciente do H.C) IMPETRADO: Juízo da Vara Criminal da Comarca de São Francisco do Sul

EMENTA

HABEAS CORPUS. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO E A FÉ PÚBLICA. FURTOS, QUALIFICADOS PELO ABUSO DE CONFIANÇA, EM CONCURSO DE AGENTES, POR SEIS VEZES, USO DE DOCUMENTO PARTICULAR FALSO (CÓDIGO PENAL, ARTS. 155, § 4°, II E IV, E 304 COMBINADO COM ART. 298). DECRETAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA E INDEFERIMENTO DE PLEITO REVOGATÓRIO.

INVOCADO CONSTRANGIMENTO ILEGAL CONSUBSTANCIADO NA AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO APTA E DOS REQUISITOS AUTORIZADORES DA PROVIDÊNCIA EXTREMA. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 5º, LVII). INOCORRÊNCIA. PRONUNCIAMENTOS EMBASADOS EM ELEMENTOS SÓLIDOS E INDÍCIOS CONSISTENTES DA NECESSIDADE DA CUSTÓDIA PARA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA, DIANTE DA GRAVIDADE CONCRETA E REPROVABILIDADE DAS CONDUTAS, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE REITERAÇÃO DELITIVA. PACIENTE QUE, JUNTAMENTE COM OUTROS INDIVÍDUOS, TERIA FALSIFICADO DOCUMENTO, FIRMADO CONTRATOS COM DIVERSAS EMPRESAS PARA REALIZAR TRANSPORTES DE CARGAS E, APROVEITANDO-SE DA CONFIANÇA, SUBTRAÍDO, PARA OUTREM, A QUANTIA TOTAL DE MAIS DE CENTO E OITENTA E SEIS TONELADAS DE FERTILIZANTES. SUBTRAÇÃO DE SEIS CARGAS EM MENOS DE QUINZE DIAS. MODUS OPERANDI QUE DENOTA A PERICULOSIDADE DO RÉU E, JUNTAMENTE COM SUAS CIRCUNSTÂNCAIS PESSOAIS, O RISCO DE QUE VOLTARÁ A DELINQUIR. IMPRESCINDIBILIDADE DA SEGREGAÇÃO. PRESENÇA DAS CONDICIONANTES E PRESSUPOSTOS DOS ARTS. 312, CAPUT, E 313, I, AMBOS DO CPP.

PROJEÇÃO DE PROVÁVEL REGIME PRISIONAL. IRRELEVÂNCIA. CONJECTURA QUE NÃO INTERFERE NO DECRETO PREVENTIVO. ESTIPULAÇÃO QUE DEVE SE DAR NO MOMENTO OPORTUNO, NA HIPÓTESE DE CONDENAÇÃO.

PREDICADOS SUBJETIVOS QUE POR SI SÓS NÃO IMPEDEM A CLAUSURA. CONCOMITANTE INCIDÊNCIA DO PRINCÍPIO DA CONFIANÇA NO JUIZ DA CAUSA.

ALMEJADA SUBSTITUIÇÃO DA CLAUSURA POR MEDIDAS CAUTELARES ALTERNATIVAS, PREVISTAS NO ART. 319 DA LEI ADJETIVA PENAL. INVIABILIDADE. ADEQUAÇÃO E SUFICIÊNCIA DA BENESSE NÃO DEMONSTRADAS. CABIMENTO DA ULTIMA RATIO. INTELIGÊNCIA DO RESPECTIVO ART. 282, § 6º.

ORDEM DENEGADA.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Santa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT