Acórdão Nº 5058699-21.2021.8.24.0000 do Quinta Câmara de Direito Civil, 12-07-2022

Número do processo5058699-21.2021.8.24.0000
Data12 Julho 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Civil
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoAcórdão
Agravo de Instrumento Nº 5058699-21.2021.8.24.0000/SC

RELATOR: Desembargador RICARDO FONTES

AGRAVANTE: JOSE ENDRES AGRAVADO: R.D.A SERVICOS EM GRANJAS AVICOLAS LTDA

RELATÓRIO

Trata-se de agravo de instrumento interposto por José Endres contra decisão proferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de São Carlos, nos autos do cumprimento de sentença n. 5000007-56.2015.8.24.0059, movido contra R. D. A. Serviços em Granjas Avícolas Ltda, cujo teor, na parte que interessa, a seguir se transcreve (Evento 92, dos autos originários):

[...].

5. Pugna a parte exequente pela utilização do sistema CNIB - Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e SREI - Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, a fim de localizar bens em nome do executado. Convém destacar que a utilização dos mencionados sistemas poderá ocorrer após o exequente demonstrar que todas as tentativas de localização de bens dos executados restaram frustradas, o que não é o caso do presente feito.

Por essa razão INDEFIRO o pedido de utilização do sistema CNIB - Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e SREI - Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.

[...].

Argumentou, em linhas gerais, que: a) é cabível o deferimento de pesquisas por meio da utilização dos sistemas CNIB e SREI, a fim de dar celeridade ao feito executivo, bem como efetividade à tutela jurisdicional; b) a adoção, pelo juízo, de tais mecanismos visa coibir reiteradas práticas da parte devedora realizadas com o objetivo de não satisfazer as suas obrigações financeiras; e, c) a pretensão possui amparo no Código de Processo Civil, no entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça e da Corte Catarinense, motivo por que deve ser reformada a decisão de origem.

Requereu, assim, a antecipação dos efeitos da tutela para determinar a indisponibilidade dos bens do executado por meio dos sistemas CNIB e SREI.

A tentativa de intimação do agravado para manifestação resultou inexitosa (Evento 16).

Sem contrarrazões, o instrumento veio concluso para julgamento.

VOTO

O recurso envereda contra a decisão que indeferiu o pedido de pesquisa dos bens do executado por meio de consulta ao sistema CNIB - Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e ao SREI - Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.

Destaca-se a admissibilidade do recurso de agravo de instrumento à hipótese; afinal, impugna-se decisão interlocutória proferida no processo de execução - art. 1.015, inciso I, do Código de Processo Civil.

Existentes de igual forma as exigências legais expressas nos arts. 1.016 e 1.017 do CPC.

Registra-se, de saída, que o julgamento será proferido independentemente do sucesso da intimação da agravada para manifestação.

Isso porque a intimação da recorrida foi enviada para o mesmo endereço em que foi citada nos autos principais (Evento 13).

No mais, importante rememorar, acerca da validade das intimações processuais, que "presumem-se válidas as intimações...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT