Acórdão Nº 5060879-73.2022.8.24.0000 do Quinta Câmara de Direito Civil, 28-03-2023

Número do processo5060879-73.2022.8.24.0000
Data28 Março 2023
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Civil
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoAcórdão










AGRAVO INTERNO EM Agravo de Instrumento Nº 5060879-73.2022.8.24.0000/SC



RELATOR: Desembargador JAIRO FERNANDES GONÇALVES


AGRAVANTE: LIDIA LOPES TORRES AGRAVADO: NEGRESCO S/A - CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTOS


RELATÓRIO


Lidia Lopes Torres interpôs Agravo Interno (Evento 14) contra a decisão terminativa deste Relator (Evento 10), que julgou monocraticamente improcedente seu Agravo de Instrumento interposto contra Negresco S/A - Crédito, Financiamento e Investimentos, por entender que a recorrente não tem direito à concessão da Gratuidade da Justiça.
A parte agravante sustentou que o ingresso de ação no Juizado Especial Cível seria uma opção da parte e que a negativa à Justiça Gratuita, por existir esse micro sistema, seria equivocada. Voltou a defender o direito à concessão do benefício, uma vez que estaria documentalmente demonstrada a sua situação de hipossuficiência financeira, que impediria o pagamento das taxas judiciais.
Embora intimada, a parte recorrida não apresentou manifestação, conforme certidão do Evento 20.
Este é o relatório

VOTO


Trata-se de Agravo Interno interposto contra decisão monocrática deste Relator que preenche os requisitos de admissibilidade.
Todavia, em que pese a intenção da parte recorrente de submeter a questão ao Órgão Colegiado, o Agravo Interno não merece provimento.
Isso porque, conforme ficou muito bem explicado na decisão terminativa impugnada, além de a parte agravante não ter demonstrado o comprometimento completo da sua renda com despesas essenciais à sua subsistência, a demanda por ela ajuizada se amoldaria ao microssistema do Juizado Especial Cível, no qual não são cobradas custas.
Veja que, no caso concreto, como também mencionado no interlocutório combatido, percebe-se que, mesmo intimada, a parte agravante não demonstrou o comprometimento completo da sua renda com despesas essenciais à sua subsistência, o que era imprescindível para aferir a alegada necessidade de concessão da Justiça Gratuita.
A Juíza da causa intimou a parte agravante para (processo 5034868-30.2022.8.24.0930/SC, evento 10, DESPADEC1):
[...] no prazo de 15 (quinze) dias, emendar a inicial a fim de comprovar nos autos a alegada hipossuficiência, com a juntada do comprovante atualizado de renda, certidão de (in)existência de veículos (Detran) e de imóveis (CRI), em seu nome e no nome de seu cônjuge, se for o caso, ou recolher as custas iniciais, sob pena de indeferimento do benefício e/ou cancelamento da distribuição.
Como a parte recorrente não atendeu à ordem judicial, a Togada singular proferiu a decisão agravada, consignando, na parte que interessa (processo 5034868-30.2022.8.24.0930/SC, evento 15, DESPADEC1):
Compulsando os autos, verifico que a parte autora, na tentativa de comprovar a asseverada hipossuficiência, acostou ao feito apenas o comprovante de benefício previdenciário e o comprovante de declaração do Imposto de Renda, documentos esses exclusivamente em seu nome.Muito embora tenha sido devidamente intimada para apresentar os comprovantes de renda de seu cônjuge e certidões de (in)existência de veículos (Detran) e de imóveis (CRI), ou justificar gastos elevados para sua subsistência, não cumpriu com tal determinação.[...]No caso em questão, apesar de a parte autora ter sido intimada para apresentar os documentos necessários à análise do benefício pretendido, não acostou aos autos a documentação solicitada.A manifestação de que não teria condições econômicas para a apresentação das certidões de (in)existência de bens móveis e de veículos não pode servir de lastro para se escusar da obrigação, haja vista que, como já salientado em despacho anterior, os valores necessários para a produção de referida prova representam parcela excepcional, sendo incapazes de ocasionar o comprometimento financeiro da parte interessada.Por sua vez, tem-se que a manutenção do indeferimento da gratuidade em face da ora autora já fora confirmada em caso semelhante após análise em sede recursal pelo TJSC (Agravo de Instrumento 5044811-82.2021.8.24.0000/SC).
Logo, não tendo a parte agravante colaborado para derruir a dúvida da Magistrada, apresentando a documentação por ela solicitada, estava a Autoridade Judiciária autorizada a indeferir a Justiça Gratuita, pois a presunção de veracidade da declaração de hipossuficiência não é absoluta, tanto é que o juiz da causa pode requerer que o jurisdicionado comprove sua situação econômica, especialmente quando houver no processo dúvidas a respeito da impossibilidade financeira de custear os encargos processuais, como ocorreu no caso em tela.
Nesse sentido, é pacífico o entendimento desta Corte de Justiça:
A jurisprudência deste Tribunal de Justiça esse raciocínio, razão pela qual o recurso podia ser rechaçado monocraticamente:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO. GRATUIDADE DA JUSTIÇA INDEFERIDA À ORIGEM. RECURSO DO AUTOR. JUSTIÇA GRATUITA. PESSOA FÍSICA. ART. 99, §§ 2º E 3º DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. RELATIVA PRESUNÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA DERRUÍDA. AUSÊNCIA DE ELEMENTOS QUE COMPROVEM A ALEGADA HIPOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA. AUTOR QUE, INTIMADO PARA JUNTAR DOCUMENTOS ACERCA DA SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA, NÃO TROUXE DOCUMENTAÇÃO SUFICIENTE APTA A COMPROVAR SUA VULNERABILIDADE ECONÔMICA. RECURSO DESPROVIDO (TJSC, Agravo de Instrumento n. 5061231-65.2021.8.24.0000, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Ricardo Fontes, Quinta Câmara de Direito Civil, j. 15-02-2022).
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. DECISÃO INTERLOCUTÓRIA QUE INDEFERIU O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA PLEITEADO NA CONTESTAÇÃO. RECURSO DA DEMANDADA. CARÁTER RELATIVO DA PRESUNÇÃO DE VERACIDADE DA DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA QUE PERMITE AO MAGISTRADO EXIGIR A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT