Acordos com a Ásia podem elevar déficit comercial em US$ 12,8 bilhões, diz CNI

Os acordos comerciais com Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã poderão elevar o déficit comercial do Brasil com esses países em US$ 12,8 bilhões ao ano, diz em nota a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade avalia que os acordos podem trazer queda de emprego e produção em até 21 segmentos da indústria, entre eles os de produtos eletrônicos, equipamentos elétricos, máquinas e equipamentos, veículos e autopeças, têxtil, vestuário e produtos de couro.

O posicionamento se alinha com o manifestado mais cedo nesta quinta-feira pelo presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, em café da manhã do ministro da Economia, Paulo Guedes, com empresários industriais. No encontro, ele defendeu que o Brasil deveria priorizar acordos com países e blocos para os quais tem mais condições de exportar produtos industrializados.

A CNI também avalia que os acordos com esses países da Ásia não contribuirão para aumentar a qualidade da inserção comercial do Brasil, pois esses parceiros compram basicamente produtos primários.

Outro ponto levantado é a diferença de normas trabalhistas adotadas no Brasil e nesses países. Enquanto o Brasil tem 99 acordos ratificados na Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Coreia do Sul ratificou 29, o Vietnã, 24 e a Indonésia, 20...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT