Advogado-geral da União diz ter “apego e fé na democracia representativa”

O advogado-geral da União, José Levi, responsável por representar o presidente Jair Bolsonaro em ações no Supremo Tribunal Federal (STF), discursou nesta quarta-feira em defesa das “clássicas instituições da democracia representativa”.

“Hoje, vivemos uma verdadeira ágora virtual, que a todos conecta e alguns espíritos pensaram até em democracia direta. Eu realmente reconheço a beleza da ágora virtual que vivemos, sou empolgado com isso. Ao mesmo tempo temos que ter clareza: nesta ágora virtual, aparece aquilo que temos de melhor e aparece aquilo que temos de não tão bom assim”, disse durante o lançamento virtual do livro "Governance 4.0 para Covid-19 no Brasil".

Levi afirmou que é por isso que ele tem “cada vez mais apego e fé nas clássicas instituições da democracia representativa, como fatores ótimos que são para decantar aquilo que talvez não tenhamos de tão bom, mas sobretudo potencializar aquilo que temos de melhor”.

“Acredito que as nossas instituições representativas, sobretudo nesse contesto... as nossas instituições de democracia foram e são testadas nessas circunstâncias vividas e sobrevivem muito bem, cada vez melhor”, defendeu.

Também participaram do evento o ministro Gilmar Mendes e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que defenderam que as eleições municipais representaram a volta da política tradicional ao poder.

“No domingo, às 19h30, nós já tínhamos praticamente o resultado resolvido, ao contrário do que houve no primeiro turno, em que houve aquela perplexidade. E eu fiquei bastante feliz. A Justiça Eleitoral faz parte do Brasil que dá certo. Também fiquei feliz porque houve vitória da política, daqueles que defendem a virtude política”, disse Gilmar.

Ibaneis, por sua vez, disse que, nas eleições, os brasileiros deixaram de lado a “radicalização” e caminharam para o “centro”, segundo ele, “o melhor caminho para se trilhar”.

Para ele, essa “foi a eleição dos políticos”. “A eleição onde as pessoa não quiseram negar a política. A grande maioria dos eleitos, das grandes...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT