Agenda do dia: BC comunica ata do Copom; Monitor do PIB de abril da FGV

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ocorrida na última quarta-feira, será divulgada hoje, às 8h, pelo Banco Central e os participantes do mercado devem buscar no documento mais indícios sobre a trajetória futura das taxas de juros no país. Confira outros destaques da agenda desta terça-feira:

O Banco Central comunica, às 8h, a ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), encerrada na quarta-feira passada, que elevou a taxa Selic para 13,25% ao ano.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Indice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da segunda quadrissemana de junho. A aceleração da inflação medida pelo IPC-S, para 0,79% na primeira leitura de junho, vindo de 0,50% na imediatamente anterior, a do encerramento de maio, foi verificada nas sete capitais pesquisadas. Houve aceleração da inflação, virada para alta de preços ou recuo da deflação, em relação à medição imediatamente anterior, em Salvador (1,15% para 1,37%), Brasília (-0,14% para -0,02%), Belo Horizonte (0,12% para 0,34%), Recife (1,28% para 1,61%), Rio de Janeiro (0,51% para 1,05%), Porto Alegre (0,34% para 0,63%) e São Paulo (0,54% para 0,82%).

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) publica, às 10h15, o Monitor do PIB referente ao mês de abril. O Monitor do PIB-FGV sinaliza crescimento de 1,5% na atividade econômica no primeiro trimestre em comparação com o quarto trimestre de 2021 e de 1,8% em março na comparação com fevereiro. Ambos os cálculos foram realizados na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual a economia cresceu 2,4% no 1º trimestre e 4,2% em março. O consumo das famílias cresceu 3,4% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 1,5% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa, às 10h, a Sondagem da Indústria da Construção de maio. Em abril, o índice do nível de atividade ficou em 50,1 pontos, 1,2 ponto menor do que março. O índice do número de empregados ficou em 50,7 pontos, representando aumento de 0,7 ponto ante março. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu 1 ponto percentual na comparação com março, de 68% para 67%. O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade apresentou estabilidade, permanecendo em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT